quinta-feira, 15 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Vai à Lavagem do Bonfim? Veja os serviços municipais e estaduais disponíveis para a festa

Da Redação

A Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado montararam um esquema especial de serviços para garantir segurança e conforto aos participantes da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), na Cidade Baixa. As ações abrangem áreas como saúde, segurança, assistência social, limpeza urbana, cultura, policiamento integrado, turismo religioso, proteção à mulher, ordenamento e iluminação pública.

Neste ano, a festa tem como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim” e contará com suporte integrado de diversos órgãos municipais ao longo de todo o circuito, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Saúde e segurança

A população contará com um módulo de saúde instalado ao lado da Igreja do Bonfim, com funcionamento das 5h às 19h. A estrutura terá dez leitos de observação e um leito de reanimação, totalmente equipado para atendimento de casos graves.

A equipe será formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e farmacêutico, além de uma ambulância completa de prontidão para transferências, se necessário.

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai mobilizar cerca de 200 agentes, atuando de forma integrada com outros órgãos. A corporação será responsável pela segurança, apoio à fiscalização, patrulhamento preventivo e ostensivo, além da proteção de autoridades ao longo do circuito.

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Assistência social

Durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) contará com quatro equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçando a sensibilização da população em situação de rua.

O objetivo é ofertar serviços socioassistenciais, com encaminhamentos para Unidades de Acolhimento Institucional ou Centros Pop. Também será realizada a campanha “Criança Não é Mão de Obra”, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), voltada à conscientização de ambulantes e do público.

Devido à localização no circuito, a sede do CadÚnico, os Cras Itapagipe e Lobato, além do Centro Pop e do Restaurante Popular dos Mares, não funcionarão nesta quinta-feira. As demais unidades seguem com atendimento normal.

Limpeza urbana

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) preparou uma operação especial que terá início a partir das 16h, após o encerramento dos festejos. Ao todo, 584 agentes de limpeza e 65 equipamentos atuarão na varrição, coleta de resíduos e lavagem das vias.

As ações abrangem todo o circuito e áreas adjacentes, com atenção especial às regiões do Comércio e dos Mares. Também serão instalados cerca de 385 banheiros químicos, distribuídos em 34 pontos, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Proteção à mulher e juventude

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) marcará presença no Cortejo do Bonfim com a campanha “Alerta Salvador – Juntos pela erradicação da violência contra a mulher”.

A ação reforça a divulgação do Botão Lilás, disponível no WhatsApp da Prefs, que permite o acionamento da GCM em situações de emergência. Durante o trajeto, serão distribuídas ventarolas informativas ao público.

Os Centros de Referência e Atenção à Mulher e a Casa da Mulher Brasileira seguem funcionando normalmente, esta última com atendimento 24 horas.

Ordenamento, manutenção e fiscalização

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com equipes de fiscalização para organizar o comércio informal, orientar ambulantes e coibir irregularidades, garantindo segurança e respeito às tradições da festa.

Antes do evento, a Secretaria de Manutenção (Seman) realizou ações preventivas no circuito, incluindo tapa-buracos, recuperação de passeios, revisão de drenagem, poda de árvores e pintura de espaços públicos, especialmente no Caminho da Fé.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização contra a venda de bebidas em garrafas de vidro, poluição sonora e publicidade irregular. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também realizou vistorias para identificar e corrigir possíveis riscos.

Iluminação

A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (Dsip) executou serviços de manutenção no entorno das basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim. Para reforçar a iluminação da festa, foram instalados 45 projetores na Baixa do Bonfim, Avenida Dendezeiros e Praça dos Dendezeiros.

Policiamento 

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) executa a Operação Lavagem do Bonfim 2026, com o emprego de 2.087 policiais e bombeiros em ações preventivas ao longo de todo o percurso. A Polícia Civil atua com Delegacias Especiais de Área, policiamento velado, investigação em campo e abordagens táticas.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

 

A festa conta ainda com monitoramento em tempo real por meio de câmeras com reconhecimento facial e com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo 20 órgãos estaduais e municipais para decisões rápidas e articuladas. O Corpo de Bombeiros mantém quatro Postos de Comando (PCBOMs) e 14 Postos Elevados de Observação (PEOs), posicionados estrategicamente para resposta imediata a emergências.

Hidratação e cuidado com os fiéis

Pensando no bem-estar dos participantes, o Corpo de Bombeiros distribui cerca de 100 mil copos biodegradáveis de água tratada durante o cortejo, fornecidos pela Embasa. Cinco pontos de hidratação foram instalados em locais estratégicos: em frente ao Trapiche Barnabé, no Mercado do Peixe, no Corpo de Bombeiros da Calçada, no canteiro do Largo de Roma e na Igreja do Bonfim.

Cultura e ancestralidade no cortejo

O Governo da Bahia, por meio do Edital Ouro Negro, financia a participação de 11 blocos no cortejo da Lavagem do Bonfim. Desde 2008, o edital fortalece blocos de matrizes africanas (afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índio) valorizando a cultura negra e a ancestralidade. Na última edição, o programa bateu recorde, com 138 propostas contempladas e investimento de R$ 17 milhões.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi)  também participa dos festejos com equipe volante distribuindo material informativo sobre identificação e combate à intolerância religiosa e racismo.

Turismo religioso que movimenta a Bahia

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) apoia as festividades da Novena do Senhor do Bonfim durante toda a programação religiosa. Na Lavagem, a Setur participa do cortejo com o bloco Agô Bonfim, reunindo representantes do trade turístico, parceiros e servidores para celebrar os resultados históricos do turismo baiano em 2025 e projetar novos avanços em 2026.

Na sexta-feira (16), às 19h, será realizada a Missa da Noite do Turismo e da Cultura, na Basílica do Bonfim, reconhecendo a força do turismo religioso no estado.

Direitos humanos e respeito em primeiro lugar

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promove a mobilização “Respeito é o nosso Direito”, envolvendo servidores e sociedade civil na conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes, o respeito às pessoas idosas, à população LGBTQIAPN+ e aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam nas festas populares.

Transmissão ao vivo para toda a Bahia

A partir das 10h30 desta quinta-feira (15), a TVE, emissora pública do Estado, transmite ao vivo a Lavagem do Senhor do Bonfim, direto das ruas. A cobertura mostra os detalhes do cortejo, a devoção dos fiéis ao Senhor do Bonfim e a Oxalá, além da chegada à Colina Sagrada e a tradicional lavagem das escadarias.

Arquivos