Da Redação
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), lamentou neste sábado (17), a morte do deputado estadual Alan Sanches, do União Brasil, aos 58 anos, em Salvador. Em nota, a chefe do Legislativo baiano declarou luto oficial de três dias no parlamento.
“A Bahia está de luto. É uma grande perda para a política baiana e brasileira, já que ele se preparava para disputar uma cadeira na Câmara Federal”, afirmou Ivana Bastos.
Em sua manifestação, a presidente da ALBA relembrou a convivência política e pessoal com o deputado. “Hoje meu coração está em silêncio e em dor. Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua”, declarou.
Ivana Bastos também destacou a personalidade de Alan Sanches e o legado deixado por ele na vida pública. “Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado. Alan cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo, deixando um legado que ultrapassa mandatos e cargos: o legado da amizade, da lealdade e do compromisso com as pessoas”, ressaltou.
Ao se dirigir aos familiares e amigos do deputado, Ivana fez um apelo de conforto e solidariedade. “Peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos que hoje sentem essa dor tão profunda. Que Alan seja recebido com luz e paz, e que sua memória siga viva entre nós, como exemplo de humanidade e respeito”, concluiu.
Trajetória política
Alan Eduardo Sanches dos Santos nasceu em Salvador, no dia 13 de janeiro de 1968. Médico formado pela Escola Baiana de Medicina, especializou-se em Ortopedia.
Ingressou na vida política em 2005, quando foi eleito vereador de Salvador. Em 2011, conquistou o primeiro mandato como deputado estadual, cargo que exercia pela terceira vez. Na Assembleia Legislativa, atuou como vice-líder partidário, líder da oposição, secretário da Mesa Diretora e membro titular das Comissões de Saúde, Constituição e Justiça, Finanças e Meio Ambiente, entre outras.
Sua atuação política foi reconhecida pela imprensa que cobre os trabalhos da ALBA, com a concessão do troféu Destaque Parlamentar nos anos de 2012, 2014, 2019, 2021 e 2024, além do Prêmio Rui Barbosa, em 2022.
