Da Redação
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia já auxiliou na captura de 80 pessoas procuradas pela Justiça até a última segunda-feira (19). Nos primeiros dias de 2026, a tecnologia resultou, em média, na prisão de mais de quatro foragidos por dia, envolvidos em crimes contra a pessoa, o patrimônio e a sociedade.
A ferramenta é utilizada atualmente em mais de 80 cidades baianas e tem contribuído para retirar das ruas homicidas, latrocidas e procurados por tráfico de entorpecentes. Também foram localizadas pessoas com mandados por maus-tratos, furto, lesão corporal, estupro de vulnerável, violência contra a mulher e inadimplência de pensão alimentícia.
O sistema é empregado de forma estratégica em grandes eventos, como micaretas, Réveillon e Carnaval, além de atuar de maneira ostensiva em pontos considerados sensíveis da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e de municípios do interior do estado.
A tecnologia também está embarcada em Plataformas de Observação Elevada (POEs). Por meio delas, o sistema capta imagens de pessoas em circulação, realiza a leitura de pontos faciais e cruza as informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), o que permite a identificação e a rápida captura dos foragidos.
Além das prisões, o uso da tecnologia tem impacto direto no combate a crimes patrimoniais. Até o momento, 24 veículos roubados ou furtados foram recuperados com o apoio do Sistema de Reconhecimento de Placas da Secretaria da Segurança Pública.
