Da Redação
O programa Morar Melhor entregou, na noite desta terça-feira (20), 100 casas completamente reformadas no bairro de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. As unidades apresentavam problemas estruturais e receberam intervenções que garantem mais segurança e dignidade aos moradores.
Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado pelo programa habitacional. Com a nova entrega, mais de 800 imóveis já passaram por reformas na localidade, por meio da iniciativa da Prefeitura de Salvador.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil)7, que destacou a importância do contato direto da gestão municipal com a população. Segundo ele, o Morar Melhor tem transformado a realidade de milhares de famílias ao levar melhorias estruturais para dentro das residências. “Não é comum ver prefeituras atuando dentro da casa das pessoas. Geralmente, o poder público trabalha da porta para fora. O Morar Melhor faz diferente”, afirmou.
Ainda de acordo com o prefeito, o bairro deve receber uma nova etapa do programa nos próximos meses. A meta da gestão municipal é manter o ritmo de, pelo menos, seis mil reformas por ano. Bruno Reis também anunciou melhorias na iluminação pública da região, além da reforma de uma escola municipal e de um campo de futebol, que contará com grama sintética.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, ressaltou que o Morar Melhor completa 10 anos de atuação e já ultrapassou a marca de 60 mil lares reformados em Salvador. O programa, segundo ele, tem servido de modelo para outras cidades do país. Recentemente, o gestor apresentou as diretrizes da iniciativa no Rio Grande do Sul.
“Assim como estive lá apresentando o projeto, recebemos aqui diversas pessoas que vêm aprender com a gente como aplicar esse projeto. E as pessoas sempre ficam muito entusiasmadas. Cada vez que a gente vai fazer uma entrega, a gente se emociona com a história de cada morador, que foi atravessando tempos e mais tempos, cada vez mais se distanciando do sonho”, comentou.
Uma das moradoras beneficiadas foi a aposentada Zélia Bastos de Cerqueira, de 79 anos, que vive há quase 50 anos no bairro. Antes da reforma, a residência apresentava problemas no telhado, infiltrações e piso irregular, o que dificultava a locomoção da idosa, que tem problemas de visão causados pela diabetes.
“Estou muito feliz, criei todos os meus filhos aqui. Eu confio muito em Deus e sabia que Ele não me deixaria à toa. Pelo que eu passei na vida, hoje posso dizer que estou abençoada”, disse Zélia.
Além do novo telhado e do piso, a casa passou por reboco e pintura das paredes, troca de portas e janelas. O imóvel possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A filha caçula, Lucélia Bastos, de 44 anos, que mora com a mãe, celebrou a reforma. “Embora ela não enxergue, minha mãe ficou contente em saber que a casa está reformada”, afirmou.
A filha do meio, Jaciara Pires, de 53 anos, também destacou a importância do programa. “Estamos muito agradecidos e felizes por essa oportunidade. Não teríamos condições, neste momento, de realizar uma reforma completa como essa”, declarou.
Para o prefeito Bruno Reis, a entrega representa uma mudança de vida para os beneficiários. “Dona Zélia contou, como todos os beneficiários do programa, que a casa tinha goteira para todo lado, que não conseguia dormir direito. Agora, a vida dela está transformada”, completou.
