sábado, 31 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Unidade do SAC na ALBA será inaugurada na próxima terça-feira

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, inaugura na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 11h30, o mais novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na ALBA. Durante os últimos meses de 2025, equipes de diversos departamentos da Casa Legislativa e da Secretaria Estadual de Administração (Saeb) trabalharam de forma integrada para fazer as adaptações necessárias à instalação da unidade.

De acordo com a presidente Ivana Bastos, a nova unidade do SAC pretende garantir mais conforto e agilidade no acesso aos serviços a todos os baianos, não apenas ao funcionalismo, pois o fluxo diário de pessoas no Legislativo é da ordem de quatro mil pessoas – fluxo que aumentará com esse posto de serviço, num círculo virtuoso que levará mais baianos a conhecer a casa de seus representantes. Ela ressalta que “quando o poder público atende bem ao povo está construindo cidadania e a rede SAC é um serviço de primeiro mundo”.

TÉRREO

O novo SAC vai funcionar em uma área de 120 metros quadrados, no andar térreo do Edifício Senador Jutahy Magalhães – fácil acesso aos visitantes, perto da portaria de entrada –, no horário de expediente do Parlamento. Serão seis postos de atendimento para o público, sendo quatro delas destinadas ao Instituto de Identificação Pedro Melo para a emissão de carteira de identidade. O posto também reservou espaço para o Detran-BA, onde os motoristas terão informações sobre a carteira nacional de trânsito (CNH). Um outro ponto de atendimento será utilizado pela Justiça Eleitoral, para regularizar pendências dos cidadãos ou emitir títulos eleitorais.

Para adequar o espaço na ALBA, seguindo o padrão das unidades do SAC, foi necessário a realização de obras na estrutura existente. Inclusive, com um projeto de comunicação visual, com sinalização indicativa para facilitar a compreensão dos usuários. Foram instalados sistemas novos de ar-condicionado e telefonia, além de sonorização com chamadas para os pontos de atendimento conforme as senhas que os usuários receberão ao solicitar os serviços – com as chamadas sendo feitas em terminais de computadores correspondentes aos órgãos demandados.

Segundo o gerente do Departamento de Engenharia e Projetos da ALBA, Tácio Guimarães, a equipe de funcionários que trabalhou na reforma do local na ALBA atuou sob a supervisão do órgão, executou obras que resultaram na instalação de piso vinílico, painéis ripados para separação de ambientes, além de paredes em drywall, com revestimento em porcelanato que proporcionar aos usuários um atendimento confortável, individualizado e célere.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Arquivos