sexta-feira, 13 março, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

BYD projeta até 10 mil empregos e produção de 300 mil carros por ano em Camaçari

A instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari reúne quase 10 mil trabalhadores entre operação e obras do complexo industrial. A informação foi divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (13), durante agenda no município para autorizar investimentos na área da saúde.

Com as novas contratações que começaram agora, chegamos a 6,2 mil pessoas trabalhando na operação, além de outras 3,5 mil nas obras. Isso significa quase 10 mil pessoas dentro do complexo industrial na BYD de Camaçari”, afirmou o governador.

Ao comentar o avanço da implantação da fábrica, Jerônimo destacou o impacto direto do empreendimento na geração de emprego e renda e afirmou que o projeto começa a impulsionar uma nova dinâmica econômica em Camaçari e em toda a região.

Hoje eu estive em Camaçari, ao lado de Rui Costa, Jaques Wagner e o prefeito Luiz Caetano, para a gente garantir serviços de saúde. Por que essa expansão vai exigir isso: saúde, educação, escolas, creches para os trabalhadores e suas famílias, além de outras ações que contribuem para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Produção e expansão da fábrica

A unidade da BYD instalada em Camaçari tem previsão inicial de produzir até 300 mil veículos por ano. O volume poderá chegar a 600 mil unidades anuais em fases futuras de expansão da fábrica.

Segundo Jerônimo Rodrigues, a planta industrial também deverá iniciar uma nova etapa da produção a partir de agosto, quando mais de 30% dos componentes dos veículos passarão a ser fabricados no Brasil.

Com isso, além do abastecimento do mercado nacional, a produção também poderá atender exportações para outros países.

Na reunião na China, o presidente se comprometeu a garantir tudo o que a União precisava fazer para trazer a BYD para cá, e nós assumimos a nossa parte para que virasse realidade”, afirmou o governador.

Ele acrescentou ainda que sinalização de encomendas internacionais, incluindo pedidos de 50 mil veículos para o México e outros 50 mil para a Argentina.

Impacto regional

A instalação da montadora é considerada um dos principais projetos industriais recentes da Bahia. A expectativa é que o empreendimento fortaleça a cadeia produtiva automotiva no estado e amplie a geração de empregos diretos e indiretos na Região Metropolitana de Salvador.

Além da produção de veículos elétricos e híbridos, a implantação da fábrica também deve atrair novos fornecedores e investimentos para o polo industrial de Camaçari.

Publicidade

Arquivos