segunda-feira, 27 abril, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Caso Geovane: sete PMs serão julgados por homicídio nesta segunda-feira (27)

Da Redação

Sete policiais militares denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) pelo homicídio de Geovane Mascarenhas de Santana serão levados a júri popular na próxima segunda-feira (27), às 8h, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Os acusados responderão por homicídio qualificado, além de outros crimes relacionados ao caso.

Segundo a denúncia, os PMs Cláudio Bonfim Borges, Jesimiel da Silva Resende, Daniel Pereira de Sousa Santos, Alan Morais Galiza dos Santos, Alex Santos Caetano, Roberto dos Santos Oliveira e Jailson Gomes Oliveira serão julgados por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Eles também respondem por roubo qualificado e, com exceção de Jailson Gomes Oliveira, por ocultação de cadáver.

De acordo com o Ministério Público, o crime ocorreu em 2 de agosto de 2014, quando Geovane pilotava uma motocicleta e foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar. Após a abordagem, ele foi colocado na viatura junto com o veículo e levado até a Rua Luiz Maria, de onde os policiais seguiram para o local onde o assassinato teria ocorrido.

Ainda conforme a denúncia, após o crime, os agentes atearam fogo no corpo da vítima com o objetivo de ocultar o cadáver, que foi abandonado no Parque São Bartolomeu. Os policiais também teriam subtraído a motocicleta e o aparelho celular de Geovane.

O MPBA afirma que os acusados “sequestraram e mataram quem por eles foi eleito para morrer”, destacando que a vítima foi surpreendida, sem justificativa legal, e mantida sob custódia dos policiais antes de ser morta, sem qualquer possibilidade de defesa.

O julgamento será realizado no Fórum Ruy Barbosa e deve reunir acusação e defesa para análise dos fatos pelo tribunal do júri.

Publicidade

Arquivos