Da Redação
Uma colisão entre dois helicópteros deixou ao menos seis pessoas mortas na manhã deste domingo, na região do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu por volta das 9h, próximo à Avenida das Américas, e provocou um incêndio de grandes proporções após a queda das aeronaves.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, todas as vítimas eram ocupantes dos helicópteros envolvidos na colisão. Entre os mortos estão o rapper americano Nickel Oliver Tree e o youtuber argentino Gaspar Prim, que seguiam para Angra dos Reis, onde participariam da gravação de um videoclipe.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
As vítimas foram identificadas como Alexandre Souza, piloto de uma das aeronaves; Lucas Brito Chaves; Nickel Oliver Tree; Lucas Vignale; Gaspar Prim; e Charles Marsillac, piloto do segundo helicóptero.
De acordo com as investigações preliminares, um dos helicópteros transportava cinco pessoas e seguia para Angra dos Reis. A outra aeronave era ocupada apenas pelo piloto, que se deslocava para realizar o abastecimento do equipamento. As informações foram repassadas pelo delegado responsável pelo caso, Alan Luxardo, em entrevista à GloboNews.
Após a colisão, as aeronaves caíram em um estacionamento de uma concessionária da BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos. Uma das aeronaves explodiu, e o incêndio resultante atingiu pelo menos 20 veículos que estavam no local.
O Corpo de Bombeiros mobilizou cerca de 15 viaturas e 45 agentes para atender a ocorrência. Equipes também utilizaram drones para auxiliar na localização e identificação das vítimas.
Investigações em andamento
A Polícia Civil informou que as causas da colisão ainda são desconhecidas e seguem sob investigação. A perícia foi realizada no local do acidente, enquanto investigadores da 42ª Delegacia de Polícia (Recreio dos Bandeirantes) aguardam a conclusão do laudo técnico elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em nota, o Cenipa confirmou o início dos trabalhos investigativos e informou que equipes do Seripa 3 (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), sediado no Rio de Janeiro, foram acionadas para executar a Ação Inicial da ocorrência.
Segundo o órgão, durante essa etapa, especialistas realizam a coleta e validação de dados, preservação de evidências, análise preliminar dos danos e levantamento de informações que possam contribuir para esclarecer as circunstâncias do acidente.
BYD manifesta solidariedade
A BYD também se pronunciou sobre o caso. Em nota, a empresa expressou “solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.
“A empresa acompanha a situação com atenção, presta apoio no local por meio da concessionária e permanece à disposição das autoridades competentes para contribuir com o que for necessário”, informou a montadora.
As investigações seguem em andamento e não há previsão para a divulgação do laudo conclusivo sobre as causas da colisão.
