Da Redação
Um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil entrou oficialmente na fase de construção nesta quarta-feira (1º). Em Vera Cruz, o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram do ato simbólico de cravação da primeira estaca da Ponte Salvador-Itaparica, empreendimento que pretende transformar a mobilidade na Bahia, ampliar a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. A cerimônia contou ainda com a presença da ministra da Casa Civil, Miriam Belchior.
Durante o evento, Lula e Jerônimo também assinaram um protocolo de intenções que viabiliza a transferência de recursos federais destinados aos aportes públicos para a implantação do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica.

Segundo o presidente Lula, “a Bahia tem hoje um governo muito comprometido, que pode entrar para a história por duas razões: a primeira é por ter coragem de realizar a maior ponte da América Latina; a segunda é ter coragem de impedir que a especulação destrua aquilo que vocês querem preservar. O desenvolvimento precisa trazer oportunidade e bem-estar para quem já vive aqui”.

Com investimento estimado em R$ 11,6 bilhões, o empreendimento integra o Novo PAC e representa um dos maiores investimentos em infraestrutura da história da Bahia. A ponte será a maior da América Latina sobre lâmina d’água, com 12,4 quilômetros de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos.

Além da travessia, o projeto contempla 4,4 quilômetros de novos acessos viários em Salvador, uma via expressa de 22 quilômetros na Ilha de Itaparica e a duplicação de oito quilômetros da BA-001, no trecho entre Tairu e a Ponte do Funil.
Jerônimo Rodrigues destacou os impactos logísticos da obra para o estado. “Essa ponte é estratégica. Quem vem do Oeste da Bahia, trazendo grãos, algodão e frutas, vai economizar até 200 quilômetros de percurso. Isso significa economia, redução de custos e de tempo para motoristas e caminhoneiros. E essa é uma obra sonhada há muitos anos. A partir de hoje, damos visibilidade ao seu início”, afirmou.
O Sistema Viário Oeste foi projetado para aproximar Salvador da Ilha de Itaparica, do Baixo Sul e de outras regiões baianas, reduzindo o tempo de deslocamento de pessoas e mercadorias, fortalecendo a logística e estimulando novos investimentos.

De acordo com o secretário extraordinário do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, Mateus da Cunha Dias, “A Ilha de Itaparica será transformada em um novo eixo de expansão urbana da Região Metropolitana de Salvador. A estimativa é de que os percursos entre a Região Metropolitana de Salvador e pelo menos 250 municípios vão ter redução de tempo no deslocamento, e esse impacto beneficiará uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas no estado”.
Tecnologia inédita na América Latina
A construção da Ponte Salvador-Itaparica utilizará, pela primeira vez na América Latina, a Plataforma Linear Provisória (PLP), tecnologia desenvolvida por empresas chinesas para aumentar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade em grandes obras sobre a água.

A estrutura temporária funcionará como um corredor elevado para o transporte de trabalhadores, equipamentos e materiais durante toda a execução do empreendimento. Segundo o Governo do Estado, a solução permitirá maior produtividade, continuidade dos serviços mesmo em condições adversas de maré e clima e reduzirá em cerca de 70% a necessidade de embarcações de apoio, preservando os canais de navegação utilizados por pescadores e embarcações de maior porte.
Empregos e qualificação
Para ampliar a participação da mão de obra baiana, o Governo do Estado informou que disponibilizará 1,4 mil vagas de qualificação profissional, distribuídas em 100 turmas por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa prioriza povos e comunidades tradicionais e complementa a oferta de vagas intermediadas pelo SineBahia para atividades ligadas à construção da ponte.
Nesta fase inicial da obra, cerca de 300 trabalhadores atuam nos três canteiros de obras. Já estão sendo utilizadas aproximadamente 4,7 mil toneladas de estruturas metálicas, vigas, tubos de aço, vergalhões e chapas.
Em maio deste ano, mais de 800 toneladas de componentes estruturais vindos da China desembarcaram no Porto de Salvador e foram encaminhadas aos canteiros de Vera Cruz e de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. O empreendimento também utiliza materiais e equipamentos adquiridos junto a empresas brasileiras.
Parceria Público-Privada
A construção do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica é realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI), formada pelas empresas chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).
O Governo Federal participa da parceria por meio do Novo PAC, contribuindo para a viabilização financeira do empreendimento.
O contrato de concessão prevê duração de 35 anos, sendo um ano destinado a estudos e obtenção de licenças, cinco anos para a construção e outros 29 anos para operação e manutenção da infraestrutura.

