segunda-feira, 10 agosto, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Jerônimo defende integração nacional no combate ao crime: ‘Não vou abrir mão do lugar do Estado”

Da Redação

O governador da Bahia e candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu nesta segunda-feira (10) uma atuação articulada entre estados, Governo Federal e sistema de Justiça para enfrentar o avanço do crime organizado. Durante entrevista à Rede Bahia, o governador afirmou que o combate ao tráfico de armas e drogas exige uma estratégia que ultrapasse os limites estaduais.

Ao responder à jornalista Georgina Maynart sobre segurança pública, Jerônimo destacou que as ações realizadas pela Bahia precisam ser acompanhadas de uma mobilização nacional e internacional.

“A gente faz o dever de casa, mas, se não fizer um cerco nacional e até internacional, não logra êxito em tempo curto. A Bahia não tem fábrica de armas, não é central de laboratórios de produção de cocaína. É preciso que haja uma ação nacional mais forte”, afirmou.

A proposta de ampliar a coordenação nacional do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) também está em discussão no Congresso Nacional por meio da PEC da Segurança Pública, apresentada pelo Governo Federal.

Jerônimo cita propostas levadas a Lula

Jerônimo Rodrigues afirmou que apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas da Bahia para fortalecer a segurança pública. Entre as medidas estão o fortalecimento do Susp, a ampliação de recursos destinados a equipamentos e à estrutura das forças policiais e a implantação de uma unidade de segurança máxima no estado.

O governador também defendeu investimentos em inteligência policial e capacitação dos agentes, além da adoção de mecanismos de controle para evitar abusos durante as ações de segurança.

“Eu não vou abrir mão do lugar do Estado. O Estado tem que ser forte e firme, mas os exageros também precisam ser enfrentados”, declarou.

Bahia pela Paz

Segundo Jerônimo, o Bahia pela Paz integra a estratégia de atuação articulada na área de segurança ao reunir Governo do Estado, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e organizações da sociedade civil em ações de prevenção e enfrentamento à violência.

O programa tem investimento estimado em R$ 234 milhões no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e envolve 16 secretarias estaduais, além da articulação com o sistema de Justiça.

Homicídios apresentam queda na Bahia

As propostas apresentadas pelo governador ocorrem em um cenário de redução dos indicadores de violência letal no estado.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam quatro anos consecutivos de queda no número de homicídios na Bahia. Em 2025, o estado registrou redução de 13% nos homicídios, a maior queda absoluta entre os estados brasileiros.

O levantamento também aponta que 81 municípios baianos não registraram homicídios em 2025. Salvador, por sua vez, encerrou o ano com o menor número de homicídios da série histórica de 14 anos.

Publicidade

Arquivos