Da Redação
A Prefeitura de Salvador autorizou nesta terça-feira (8) a demolição e reconstrução da Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano, em Cajazeiras. A obra terá investimento de aproximadamente R$ 11,9 milhões e teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas.
A intervenção vai ampliar a capacidade de atendimento da unidade, localizada na Rua Maria Antonieta. A nova estrutura poderá receber 475 estudantes por turno, entre alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
O prédio atual, que conta com sete salas de aula, será substituído por uma unidade com 15 salas totalmente climatizadas. O projeto também prevê sistema de reutilização de água pluvial e geração de energia solar.

Durante a solenidade, Bruno Reis afirmou que a estrutura antiga já não correspondia aos padrões adotados pela rede municipal de ensino.
“Escola com telha de eternit? Não mais aqui em Salvador. Nós estamos acabando com isso. No último andar, vai ter quadra poliesportiva coberta, para as crianças jogarem bola mesmo em dia de chuva e para fazer os eventos. Uma escola de alto padrão, que não deixa a desejar a nenhuma escola particular da cidade. Sabemos que a educação tem o poder de transformar o presente e o futuro de uma cidade. E é por isso que nós investimos tanto na educação”, disse.
Nova escola terá cinco pavimentos
A reconstrução será feita no mesmo terreno da atual unidade. Segundo o prefeito, a decisão está relacionada à dificuldade de encontrar áreas disponíveis e adequadas para a construção de escolas na capital baiana.
“A nossa cidade é territorialmente pequena. Temos limite de áreas para construção de escolas, porque só existem áreas disponíveis distantes e as crianças não têm como se deslocar diariamente. Por isso, construímos escolas verticalizadas. Então, a nova Maria Antonieta Alfarano vai ser construída no mesmo local e terá cinco pavimentos, com elevador”, explicou o chefe do Executivo soteropolitano.
Com 3 mil m² de área construída, o novo prédio terá auditório com capacidade para 120 pessoas, elevador, parque infantil e estrutura com acessibilidade.
A escola também contará com quadra poliesportiva com vestiários masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PCD), cozinha com triagem de alimentos, refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura, laboratório de ciências, depósito, ambientes alternativos e sala multiuso.
Prefeitura prevê mais 28 grandes escolas
Bruno Reis também afirmou que a Prefeitura tem como meta construir outras 28 grandes escolas até o fim do mandato.
“Nós estamos investindo na Educação o que nunca foi feito antes. Esse ano, a expectativa é que passe da casa de 3 bilhões e meio de reais em investimentos. É assim que se governa. Educação se faz colocando recursos, para melhorar a vida das pessoas”, disse.
O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, informou que outras quatro escolas serão inauguradas pela Prefeitura nas próximas semanas.
Segundo ele, a melhoria da infraestrutura tem impacto direto na relação dos estudantes com o ambiente escolar e nos indicadores de aprendizagem.
“A gente percebe claramente que há uma relação direta entre uma boa infraestrutura escolar e o interesse dos alunos de frequentar a escola, na melhoria de indicadores de qualidade e aprendizagem. Então, são investimentos necessários, que fortalecem a política pública educacional da Prefeitura como um todo”, pontuou o secretário.
Comunidade reivindicava reconstrução
Diretor da Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano, Rogério Araújo afirmou que a unidade atendia anteriormente cerca de 160 alunos por turno. A reconstrução do prédio, segundo ele, era uma reivindicação antiga da comunidade escolar.
“Eram muitos problemas de infraestrutura: telha caindo, vazamento, infiltração. Isso dificultava o nosso trabalho enquanto gestor e professor. Hoje estamos emocionados, porque sabíamos da necessidade real da nossa comunidade em ter um novo prédio para ofertar uma educação de qualidade”, disse o diretor.
Com a reconstrução, a capacidade de atendimento da escola será ampliada para 475 estudantes por turno, representando uma expansão significativa em relação à estrutura anterior.
Rede municipal teve avanço no Ideb
Durante a solenidade, o prefeito também destacou os resultados recentes da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (4), gestores e educadores de escolas municipais foram homenageados pelos resultados de aprendizagem registrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Salvador passou de 5,3 para 5,6. Já nos anos finais, a nota aumentou de 4,2 para 4,5, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Na sexta-feira, nós reunimos diversos gestores de escolas do município para celebrar o crescimento do nosso Ideb e para celebrar a nossa taxa de alfabetização. Fomos a cidade que mais cresceu no Nordeste. Também superamos as metas na oferta de creches e Educação Infantil. No Grupo 4 e Grupo 5, estamos entre as primeiras do Brasil; praticamente universalizamos a oferta para as crianças de quatro e cinco anos. E nas creches, segundo a última Pnad, do IBGE, Salvador é a primeira capital do Nordeste e a quinta do Brasil, à frente de cidades muito mais ricas do que a nossa”, destacou o gestor municipal.

