quinta-feira, 1 outubro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

MP-BA pode barrar reeleição de Carlos Muniz na presidência Câmara Municipal

Da Redação

Uma nova candidatura de Carlos Muniz (PSDB) à presidência da Câmara Municipal de Salvador poderá ser questionada judicialmente. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o vereador não dispute novamente o comando da Casa no biênio 2027-2028 e alertou para a possibilidade de adoção de medidas extrajudiciais e judiciais caso a eleição seja considerada inconstitucional.  A orientação consta em recomendação assinada pela promotora de Justiça Clarissa Diniz Guerra de Andrade Sena.

A recomendação está registrada no procedimento IDEA nº 003.9.494783/2026, que trata da possibilidade de reeleição para o comando da Câmara. A consulta pública do MP-BA registra a recomendação no procedimento em 30 de setembro de 2026.

Segundo o documento, uma nova candidatura de Muniz poderá levar o Ministério Público a adotar medidas extrajudiciais e judiciais para tentar invalidar a eleição, caso ela seja considerada inconstitucional.

A orientação não se limita ao atual presidente da Câmara. O MP-BA também recomenda que a Casa impeça a inscrição de vereadores que já tenham ocupado o mesmo cargo por dois mandatos consecutivos imediatamente anteriores.

MP também orienta regras para eleição da Mesa

O Ministério Público também recomenda que a Câmara Municipal de Salvador divulgue com antecedência a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028.

Segundo a orientação, o prazo deve permitir que a população e o próprio Ministério Público acompanhem o processo eleitoral da Mesa.

No documento, o órgão reforça que uma eventual nova candidatura de Carlos Muniz poderá resultar na adoção de medidas para questionar judicialmente a validade do ato, caso seja considerada inconstitucional.

Publicidade

Arquivos