quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Terça da Benção do Olodum começa dia 18 no Pelourinho

A Banda Olodum levará convidados ao Pelô

A Terça da Benção reúne, na terça-feira (18/12), a Banda Olodum e convidados da musica baiana: É o Tchan!, Jau e Ana Mametto. As próximas apresentações estão marcadas para os dias 8, 15 ,22 e 29 de janeiro.

A Terça da Benção tem sempre música nova de trabalho da banda Olodum. Desta vez é “Minha Tez (Pelourinho Iluminado)” a ser cantada pelo vocalista Lazinho.

A festa pré-carnavalesca começa às 20 horas, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. e terá como temas: As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos.

No repertório, músicas como Rosa, Alegria Geral, Vem Meu Amor, Berimbau, Madagascar Olodum, Ladeira do Pelô, Protesto Olodum, Canto ao Pescador, Deusa do Amor e Jeito Faceiro.

A história

Em 25 de abril de 1979, nascia no antigo Maciel Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Bloco Afro Olodum. Criado apenas para desfilar no carnaval, proporcionando aos moradores do centro antigo da capital baiana, a oportunidade de curtir a folia de forma organizada, o bloco se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira.

O grupo criou ações e programas, a exemplo da Escola Olodum, a Banda Olodum, o Bando de Teatro, a Fábrica de Carnaval, além da realização de seminários, jornais, livros e pesquisas sobre a África, campanhas contra as formas de violência e pela paz, bem como a luta internacional contra a apartheid na África do Sul, e o resgate da poderosa história de João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz Gonzaga, da Revolta dos Búzios de 1798.

Publicidade

Arquivos