sexta-feira, 1 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Mercado Modelo completa 107 anos com missa e festa

Fundado em 1912, o mercado sobreviveu a cinco incêndios ao longo do tempo, e atualmente é passagem obrigatória para turistas que visitam a capital baiana.

Para marcar a data alusiva aos 107 anos de resistência do Mercado Modelo o empresário Nelson Tupiniquim, presidente da Ascomm (Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo), preparou uma deliciosa “boas-vindas” para quem esteve visitando o mercado neste sábado, turistas e baianos puderam saborear bolos e acarajés ao som da música “Mercado Modelo”, composta por comerciantes locais e artistas da terra especialmente para essa data.

Neste sábado dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá também é comemorado os 107 anos do Mercado Modelo. Para celebrar a data, uma missa foi realizada por volta das 9h, na área onde são praticados os jogos de capoeira, ao fundo do mercado. Após a celebração religiosa, ocorreu uma procissão pelo entorno e por dentro do local. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que sobreviveu a um incêndio no prédio, em 1984, foi colocada no corredor principal. Lotado de baianos e turistas, além de algumas personalidades a exemplo do dirigente da Associação dos permissionários do Mercado Modelo, Nelson Tupiniquim que trabalha no local há 50 anos, Levi Charles, representante da devoção do Senhor do Bonfim e Fausto Reis, expresidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo.

Tombamento

O Mercado Modelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é o terceiro maior equipamento turístico do Brasil em volume de visitação de turistas estrangeiros. Desde 2016 é administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Levi Charles e o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo Nelson Tupiniquim.

Fausto Reis, expresidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, com Levi Charles.

.

.

.

.

.

Arquivos