quarta-feira, 6 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

CMS tem primeira sessão e instala 13 comissões permanentes

Os integrantes da Comissão de Cultura escolheram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Luiz Carlos Suíca (PT).

No dia que marcou a primeira sessão plenária da nova legislatura, a Câmara Municipal de Salvador instalou ontem 13 comissões permanentes da Casa para os próximos dois anos. Os vereadores que integram os respectivos colegiados permanentes elegeram em seguida os presidentes e vice-presidentes. O presidente Geraldo Júnior (SD) reiterou que presidirá com “espírito democrático”.

“Iniciamos os trabalhos, sempre no critério da respeitabilidade, vou manter isso nessa casa, fico feliz ao ver vereadores de oposição de terem a noção daquilo tudo que falei lá atrás eu vou manter. O espírito democrático de participação. Respeito aos partidos. Hoje pela manhã implantamos todas as comissões. Hoje os trabalhos iniciaram. O processo legislativo começou. Esperamos trazer o cidadão da cidade, o soteropolitano uma participação mais ativa nas discussões da cidade”, afirmou. “Prevejo já articulação para votação do Estatuto da Igualdade Racial, temos a regulamentação dos transportes por aplicativo, a modernização da lei orgânica do município. A minha ideia é de fazer através dos meios de comunicação para que a Câmara chegue a toda sociedade”, pontuou.

Os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final escolheram o vereador Alexandre Aleluia (DEM) para presidir o colegiado, ficando com a vice-presidência o vereador Luiz Carlos Suíca (PT). A Comissão de Orçamento e Fiscalização ficou sob a responsabilidade do vereador Joceval Rodrigues (PPS). O vereador Sidninho (Pode) foi escolhido vice-presidente. Já a Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais será conduzida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB), ficando com a vice-presidência Toinho Carolino (Pode).

O vereador Duda Sanches (DEM) foi escolhido para presidir a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. O vereador Sabá (PV) ficou com a vice-presidência. Já os integrantes da Comissão da Reparação elegeram como presidente o vereador Moisés Rocha (PT) e como vice-presidente a vereadora Ireuda Silva (PRB). As vereadoras Ireuda Silva e Cátia Rodrigues (PHS) foram eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher. Já a Comissão de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência elegeu Cezar Leite (PSDB) para presidir o colegiado, ficando Beca (PPS) na vice-presidência.

Os integrantes da Comissão dos Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor escolheram para presidir o colegiado a vereadora Marcelle Moraes (sem partido) e como vice-presidente o vereador Téo Senna (PHS). O vereador Toinho Carolino foi eleito presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer e Isnard Araújo (PHS) vice-presidente. Já os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Relações Internacionais escolheram como presidente e vice, respectivamente, Ricardo Almeida (PSC) e Marcelle Moraes.

Os membros da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social elegeram Maurício Trindade (DEM), presidente, e Cezar Leite, vice-presidente. Os integrantes da Comissão de Cultura escolheram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Luiz Carlos Suíca. Foi instalada ainda a Comissão de Participação Legislativa terá o vereador Edvaldo Brito (PSD) na presidência. O vereador José Trindade (Pode) será o vice-presidente.

Arquivos