Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, cujo tema, este ano, é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. Os interessados podem se inscrever clicando aqui . A divulgação está sendo reforçada por representantes da Fundação Roberto Marinho (parceira da premiação), que visitam escolas com o intuito de motivar a participação dos estudantes. Este ano, começaram visitando o Colégio Estadual Serravalle, no bairro da Pituba, em Salvador, conversando com gestores e professores.
O coordenador da Fundação Roberto Marinho, André Luiz Pinto, destacou a função da premiação como motivador à iniciação científica. “A ideia é promover a oportunidade para que os alunos desenvolvam projetos e a premiação seja uma porta de visibilidade para que possam dar continuidade ao sonho de seguir na área da Ciência. O prêmio será um laptop, do 1º ao 3º lugar, além de uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, com vigência de 12 meses. E na categoria ‘Mérito Institucional’, a escola com mais projetos inscritos e aprovados ganhará R$ 40 mil para utilizar na infraestrutura da unidade na categoria”, explica.
A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Serravalle, Silvana Guimarães, falou sobre a oportunidade de os alunos participarem da premiação. “Com essa visita vamos conversar com professores e alunos sobre como desenvolver trabalhos dentro do tema. Temos muitos estudantes interessados na iniciação científica e a própria unidade incentiva trabalhos nesta área. A premiação é muito importante para motivar os estudantes. Vamos avaliar e orientar as propostas que serão apresentadas por alunos e orientadores”, afirmou a educadora.