domingo, 28 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Coração mata em qualquer idade, só este ano foram 268 mil mortos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), criou o ‘cardiômetro’, um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País. De acordo com o órgão, as doenças dessa natureza, além de afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, sendo que, de janeiro até setembro deste ano, já registraram 268.817 óbitos. Essas doenças são responsáveis por mais de 30% das mortes registrados. São mais de mil por dia, cerca de 43 por hora. A morte precoce do filho do jogado Cafu, com 29 anos, levanta o alerta para a questão.

A SBC estima,ainda, que ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Visto que no ano passado foram 383.961 óbitos. “Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas, ressalta opresidente da SBC Marcus Bolívar Malachias.

CAUSA 

De acordo com especialistas, o infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.

Os fatores de risco mais comuns de infarto incluem: Idade – homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais tem maior propensão ao infarto. O tabagismo,hipertensão,colesterol elevado, diabetes, histórico familiar de infarto, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo, uso de drogas ilegais estimulantes, como cocaína, entre outros.

SINTOMAS

A dor do infarto pode ser típica ou atípica. A típica tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea. Casos de dor atípica podem ser mais difíceis de caracterizar. Em geral se diz que a dor do infarto pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical.

Arquivos