quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Oftalmologia animal: universidade baiana promove atendimento para pets

Raças braquicefálicas como pug, shih-tzu e buldogue possuem maior tendência a desenvolver afecções oftalmológicas

 Todo mundo tem o costume de ir ao oftalmologista para realizar exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Com os amigos animais, não deveria ser diferente, uma vez que eles estão sujeitos a problemas de visão assim como os seus proprietários. Pensando nisso, a UNIFACS realiza um mutirão em prol da saúde oftalmológica dos pets na Clínica Veterinária, localizada na Boca do Rio, no sábado, dia 28/09, com atendimento das 08h às 12h.

O atendimento será feito pelos próprios estudantes do curso de medicina veterinária da UNIFACS, mediante supervisão dos professores. O objetivo é realizar uma triagem no animal e orientar os tutores a respeito do quadro médico, encaminhando, se necessário, para uma segunda consulta ou um tratamento junto ao médico veterinário.

Fique de olho

Pugs, shih-tzus e buldogue são alguns exemplos das raças que, atualmente, são as mais desejadas pelos amantes dos animais. Mas é importante salientar que são elas as que mais precisam de atenção oftalmológica. De acordo com a Coordenadora da Clínica de Veterinária UNIFACS, Gabriela Porfirio, o olho animal traz sinais de alterações sistêmicas muito mais significativas do que os de um humano.

“Estratégias de reprodução de raças braquicefálicas, que são as de cães que possuem focinho mais curto [pug, shih-tzu, buldogue], tem propiciado mais afecções oftalmológicas a esses animais, principalmente enfermidades que podem vir a proporcionar a perda da função visual, ocasionando a perda de qualidade de vida do pet e do seu proprietário”, explica.

Por isso, as doenças oculares mais conhecidas e temidas pelos humanos acabam se tornando recorrentes entre esses animais: úlceras de córnea; conjuntivite alérgica; glaucoma e catarata são alguns exemplos das enfermidades mais comuns entre os seres de quatro patas. Para evitar o adoecimento e a perda da qualidade de vida do animal, é importante leva-lo ao especialista em olhos e fazer o diagnóstico a qualquer sinal de desconforto.

Serviço

 O que: Oftalmologia para animais – triagem clínica e orientação aos tutores

Onde: Clínica Veterinária da UNIFACS – Av. Jorge Amado, 674 – Boca do Rio

Quando: 28/09, sábado

Horário: 08h às 12h

Arquivos