Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a expectativa é receber 854 mil turistas durante o Carnaval de Salvador. O número representa um aumento de 6,7%, na comparação com 2018.
Faltando exatos cinco dias para a maior festa de rua do mundo, Salvador já está lotada de visitantes. Em bairros situados no entorno dos circuitos oficiais, hotéis já apresentam ocupação hoteleira de 100%, de acordo com representantes do trade turístico. Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a expectativa é receber 854 mil turistas durante o Carnaval de Salvador. O número representa um aumento de 6,7%, na comparação com 2018.
Em entrevista à Tribuna da Bahia, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, comentou sobre a expectativa para a folia. Em sua análise, as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura e pelo Estado, sobretudo na “ampla divulgação” das atrações gratuitas que se apresentarão na festa, atraem um maior número de turistas.
“Já temos hotéis 100% vendidos, sobretudo os que estão próximo aos circuitos oficiais, como Rio Vermelho, Ondina, Barra, como também os hotéis do Centro Histórico. Nossa expectativa é de ocupação média na cidade em torno de 95%. Eventualmente, como em anos anteriores, em um ou dois dias do Carnaval teremos picos de 100% de ocupação. Isso porque temos aquelas pessoas que chegam quinta e voltam no sábado, outros chegam no domingo. Então, em alguns dias, teremos 100% de ocupação na cidade”, disse.
Lopes demonstrou ótimos para crescimento no setor ao longo de todo o ano de 2020. “Salvador, não só no Carnaval, mas também em outros períodos tem sido bastante procurada. Que o turista venha, pois será muito bem atendido pela rede hoteleira”, garantiu.
Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa reforçou também a boa movimentação nos bares e restaurantes da cidade.
“A cidade já está repleta de turistas. E, claro, os restaurantes das linhas turísticas, nos principais pontos turísticos, durante o Carnaval vão te ruma movimentação fantástica. À noite, próximo aos circuitos, vai faltar cadeira para sentar. Vamos ter muitos turistas fazendo a roda da economia girar em Salvador. Uma cidade lotada, isso com certeza teremos”A cidade já está repleta de turistas. E, claro, os restaurantes das linhas turísticas, nos principais pontos turísticos, durante o Carnaval vão te ruma movimentação fantástica. À noite, próximo aos circuitos, vai faltar cadeira para sentar. Vamos ter muitos turistas fazendo a roda da economia girar em Salvador. Uma cidade lotada, isso com certeza teremos”, afirmou.
De acordo com os dados da Secult, do número total de visitantes que a pasta estima receber, 435,8 mil são do interior da Bahia e 331,5 mil de outros estados, com destaque para paulistas, cariocas, pernambucanos e mineiros. Outros 86,2 mil turistas estrangeiros também devem desembarcar na capita baiana, sobretudo os de origem da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha e Espanha.