A imagem do Senhor do Bonfim vai percorrer as ruas de Salvador para levar a bênção nesta sexta-feira (3). A Basílica Santuário Senhor do Bonfim revelou que vai repetir o ato que já aconteceu por outras seis vezes durante ocasiões de dificuldades dos baianos.
O fato já aconteceu em situações de epidemias e guerras ou de gratidão por graças alcançadas.Segundo com os registros históricos da Devoção do Senhor do Bonfim, em 1842, quando uma seca atingiu Salvador e região, os fiéis pediram que a imagem do Senhor do Bonfim fosse conduzida em procissão, num gesto de devoção e penitência, de acordo com informação do Correio da Bahia.
A última vez que a imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida foi em 1942. Foi em uma procissão até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia como demonstração de fé pelo fim da 2ª Guerra Mundial.
Programação
A programação começa às 7h30, com uma Missa dentro da Basílica, sem a presença dos fiéis. As pessoas poderão acompanhar a celebração através WebTv do Bonfim (canal do YouTube), das redes sociais do Santuário e da Rádio Excelsior. Logo após, no adro da igreja, às 8h, o reitor da Basílica, padre Edson Menezes da Silva, conduzirá a oração ao Senhor do Bonfim pela contenção da pandemia do Covid-19 e a bênção solene para a cidade de Salvador, que no último domingo comemorou os 471 anos de fundação.
Após a bênção solene, a imagem peregrina sairá da Basílica, em carro aberto, para percorrer diversos bairros da capital baiana.