A recuperação da cabeceira da ponte sobre o rio Cururupe, em Ilhéus, no Sul da Bahia, deverá começar até a próxima quarta-feira, 1º. A obra tem prazo de conclusão previsto para dezembro deste ano.
Conforme informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reparo será feito até o prazo determinado, desde que não haja impedimento por causa da chuva.
A Embasa ainda informa que por ser um serviço complexo, foi preciso realizar a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de intervenção
Entenda
A ponte do rio Cururupe é uma preocupação constante da comunidade local, visto que está ameaçada de cair. Os moradores e gestão municipal já haviam acionado a Embasa, responsável por problemas oriundos da ruptura contínua da tubulação e falta de manutenção. Contudo, eles informam uma lentidão na execução do serviço, conforme informações do site Ilhéus Net.
O site ainda pontua que o laudo técnico da Defesa Civil aponta “a existência de vários rompimentos do tubo de água, que se encontra localizado na ponte de dentro do Cururupe, ocorreram de forma repetida, o que ocasionou o processo de erosão”.
O relatório ainda consta que o acúmulo de água causado pelo defeito na encanação provocou maior umidade na área, levando a infiltração da estrutura, agravando os problemas. A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) havia cobrado, no início deste mês de agosto, a intervenção imediata da Embasa.