Baianos e turistas vão poder aproveitar a Lavagem do Bonfim de maneira virtual, nesta quinta-feira (13). Pelo segundo ano seguido, o tradicional cortejo na Cidade Baixa foi cancelado por conta do aumento de casos de covid-19 e pelo surto de influenza em Salvador.
Também foi suspenso o ritual de lavar as escadarias e todas as atividades presenciais entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim. As homenagens vão acontecer de maneira virtual, com programação adaptada, garantindo a segurança de todos.
Neste ano, haverá uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, que será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site às 10h30. A igreja só será aberta às 18h, para a missa da novena.
Caminhada Virtual
Também vai acontecer a Caminhada Virtual do Bonfim – Quem tem fé vai a pé, onde estiver. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade comprando uma camisa de R$ 33. O valor arrecadado será revertido ao projeto Bom Samaritano, desenvolvido pela própria Basílica do Bonfim.
Os devotos que vão participar do evento podem realizar caminhada de qualquer lugar, preferencialmente locais abertos, longe de aglomerações, e seguindo todas as medidas de proteção. Vale caminhar na orla da cidade, na praça, no playground do seu condomínio, na rua e até em esteiras domésticas. Também será possível enviar os pedidos de oração e amarrar as fitinhas virtuais, através da plataforma da Basílica Santuário.
Novena
A novena, iniciada no dia 8, segue até o sábado (15), com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h. As reflexões têm como tema Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão, e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.
No domingo (16), no dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.
Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica. Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade.