sábado, 7 março, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

BRT provoca alteração em 16 linhas de ônibus em Salvador; confira

Além disso, nova linha foi criada para contemplar quem circula pela Pituba, Itaigara e Rio Vermelho

O BRT provoca alterações em 16 linhas de ônibus que circulam em Salvador (confira abaixo). Aquelas que passam pela Avenida Juracy Magalhães, sentido Avenida Garibaldi, e têm como destino o Itaigara terão seu itinerário encurtado. Por conta das intervenções do trecho 2 do BRT que vêm acontecendo na região da Lucaia, estas linhas têm utilizado o primeiro retorno da Avenida Vasco da Gama, aumentando seu trajeto em aproximadamente 3km.

A partir de agora, esse retorno será feito logo após a Embasa, deixando de acessar a Vasco da Gama. Com isso, os ônibus também deixam de parar na entrada da Rua do Canal, parando mais à frente, no ponto do Vale das Pedrinhas, e seguindo daí seu itinerário normal.

Outra novidade é que foi criada uma nova linha de ônibus para atender às regiões da Pituba, Itaigara e Rio Vermelho. Lançada com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários durante as obras do BRT, a nova linha é a E-126 -Lucaia x Pituba.

Ela será circular e sairá da praça Nelson Fonseca, na Rua do Canal, passando pela Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, Largo da Mariquita, Rua do Canal, e retornando para a Praça Nelson Fonseca.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ao todo, serão 40 viagens de segunda a sábado, com saídas a cada 20 minutos.

Bloqueio
Quem transita pela região de obras do novo sistema de transporte também perceberá que o trecho da via exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama, que fica entre o final da Rua Lucaia e o Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, está bloqueado de forma definitiva, em ambos os sentidos.

Com o bloqueio, as linhas de ônibus deverão trafegar fora da via exclusiva, realizando o embarque e desembarque de passageiros normalmente nos pontos já regulamentados do trecho. As linhas que utilizam a via exclusiva poderão retornar para ela novamente logo após o Complexo da vigilância sanitária.

Linha nova

Código

Nome

427

IAPI x Itaigara

427-01

518

Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas

1052

Estação Mussurunga x Barra 2

1129

Cabula VI x Pituba

1220

Mata Escura x Pituba

1320

Pau da Lima x Nordeste

1341

Estação Pirajá x Barra 2

0218

Ribeira x Pituba

1614

Mirantes de Periperi x Itaigara

1614-01

Itacaranha x Itaigara

1614-03

Colinas de Periperi x Itaigara

1614-04

Mirantes de Periperi x Itaigara

1643

Fazenda Coutos x Pituba

1645

Alto Terezinha/Rio Sena x Pituba

1645-01

Confira as linhas que serão afetadas com a intervenção:

Linha

Código

Nome

0120

Barbalho/Garcia x Salvador Shopping

0334

São Caetano x Barra

0715

Lapa x Santa Cruz

0718

Vale das Pedrinhas x Lapa/Barroquinha

0728

Nordeste x Ribeira

0805

Lapa x Pituba

1005

Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo

1007

Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas

1211

Tancredo Neves x Barra

1239

Mata Escura x Barra

1388

Estação Pirajá x Barra 3

1633

Mirante de Periperi x Ondina

Publicidade

Arquivos