domingo, 14 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Jacobina tem cinco tremores de terra e registro do mês chega a seis

Últimos casos aconteceram todos no domingo (6), chegando a 2.4 mR, conhecida como escala Richter

Cinco tremores de terra foram registrados na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, no último domingo (6). A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta segunda-feira (7). Com o caso ocorrido no dia 1º, chegou a seis o número de tremores apenas neste mês no município.

As três primeiras atividades sísmicas do domingo aconteceram com apenas 1 minuto de intervalo entre elas. O início foi por volta de 1h e as magnitudes preliminares foram calculadas em 2.4 mR (conhecido como escala Richter),1.0 mR e 2.1 mR, respectivamente.

O quarto tremor foi registrado pouco depois de 1h e o quinto por volta de 2h30. A magnitude preliminar dos últimos eventos foi calculada em 1.0 mR. Até o momento desta publicação, não há informações se moradores da região sentiram ou ouviram os tremores.

No dia 1º de agosto, o tremor de terra foi de 2.1 mR. No dia seguinte, outra atividade sísmica aconteceu desta vez no município de Serra do Ramalho, com magnitude preliminar de 2.5 mR.

Em nota, o Laboratório Sismológico da UFRN informou que segue monitorando e divulgando “toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país”.

Foto: Divulgação

Arquivos