sábado, 9 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Vitória perde para o Criciúma e vantagem na Série B diminui

Rubro-negro foi derrotado por 1×0 no estádio Heriberto Hülse

O líder da Série B do Brasileiro foi abatido nesta 31ª rodada. Na noite deste domingo (8), o Vitória perdeu para o Criciúma, por 1×0, no estádio Heriberto Hülse, na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. Sob chuva, o único gol do jogo foi anotado por Eder, aos 21 minutos do primeiro tempo.

Com o auxiliar técnico Alessio Antunes à beira das quatro linhas no lugar do suspenso Cláudio Tencanti, o Criciúma voltou a vencer após duas derrotas e interrompeu a sequência de três vitórias do Leão. O resultado, no entanto, não interferiu no posicionamento do rubro-negro.

O Vitória segue no topo da tabela de classificação, com 58 pontos. A diferença para o segundo colocado é de quatro pontos. O Juventude assumiu a posição ao somar 54. Porém, a vantagem da equipe baiana pode ser reduzida na segunda-feira (9), às 20h, quando o Sport, que também tem 54 pontos e caiu para a 3ª posição, recebe a Ponte Preta, na Ilha do Retiro, para fechar a rodada.

A diferença do Vitória para o primeiro time fora do G4 é de cinco pontos. O Atlético-GO, 5º colocado, tem 53 pontos. O Criciúma deu um passo importante na luta pelo acesso. A equipe catarinense se manteve na 7ª posição, mas agora soma 51 pontos, três a menos que o Guarani, primeiro time dentro do grupo seleto, com 54.

Para a partida deste domingo, o técnico Léo Condé manteve a base do time que havia vencido o Tombense na rodada passada. A única novidade na escalação do Vitória foi a entrada do lateral direito Railan, recuperado de contusão, no lugar do zagueiro Yan Souto, que tinha atuado improvisado contra a equipe mineira.

No banco de reservas, a novidade foi a presença de Giovanni Augusto. Após quase dois meses longe dos gramados por causa de uma fratura na costela, o meia entrou no segundo tempo, mas não conseguiu mudar a história do jogo.

O Vitória volta a campo no próximo domingo (15), às 18h, quando reencontra sua torcida para receber o Guarani, no Barradão. O Criciúma joga antes, na sexta-feira (13), às 21h30, novamente em casa, no estádio Heriberto Hülse, contra a Chapecoense.

VACILO

Criciúma e Vitória fizeram um primeiro tempo equilibrado e dividiram a posse da bola. O rubro-negro mostrou mais ímpeto no começo e teve duas oportunidades para abrir o placar. Logo aos quatro minutos, Osvaldo tabelou com Matheusinho, chutou no canto e exigiu a primeira defesa do goleiro Gustavo.

O arqueiro também roubou a cena no lance seguinte, quando Iury Castilho cruzou da esquerda e encontrou Léo Gamalho na pequena área. O centroavante bateu forte, mas Gustavo mostrou recurso e salvou bonito.

Depois daí o Criciúma reagiu. Primeiro, Claudinho chutou de longe e mandou a redonda perto da trave. A rede foi estufada na segunda tentativa. Aos 21 minutos, Hygor aproveitou sobra de bola após corte errado de Rodrigo Andrade e cruzou na pequena área. Eder completou e colocou a equipe na frente: 1×0.

O Vitória não se abateu e buscou o empate principalmente com jogadas pelos lados do campo. O chute de Camutanga foi bloqueado pelo zagueiro Rodrigo já em cima da linha. A batida colocada de Osvaldo terminou com a bola saindo pela linha de fundo. Iury Castilho ficou de frente com Gustavo, mas o goleiro da equipe catarinense conseguiu parar o ataque rubro-negro mais uma vez.

Nos acréscimos, o Criciúma teve a chance de ampliar após escorregão de Edson Lucas. Arilson ficou sozinho para cabecear, mas mandou para fora.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro terminou, com os donos da casa no ataque. No minuto inicial, a bola sobrou dentro da área para Eder e ele chutou forte de bate-pronto, mas Lucas Arcanjo fez linda defesa e evitou que o Vitória levasse o segundo gol.

O rubro-negro teve boa oportunidade para empatar já próximo do final do jogo. Aos 38 minutos, Iury Castilho deu passe açucarado para Mateus Gonçalves, mas ele fez a bola subir demais e a vitória por 1×0, construída pelo Criciúma no primeiro tempo, acabou concretizada.

FICHA TÉCNICA

Criciúma 1×0 Vitória (Série B – 31ª rodada)

Criciúma: Gustavo, Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Rayan e Hélder (Marcelo Hermes); Arilson, Marcelo, Barreto (Rômulo) e Fellipe Mateus; Fabinho (Marquinhos Gabriel), Eder (João Carlos) e Hygor. Técnico: Alessio Antunes (interino).

Vitória: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas (Giovanni Augusto); Dudu (Gegê), Rodrigo Andrade (Wellington Nem) e Matheusinho; Osvaldo (Mateus Gonçalves), Léo Gamalho (Zé Hugo) e Iury Castilho. Técnico: Léo Condé.

Estádio: Heriberto Hülse (SC)

Gol: Eder, aos 21 minutos do 1º tempo

Cartão amarelo: Arilson; Dudu e Zé Hugo

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Luis Carlos de Franca Costa (trio de RN).

Iury Castilho tenta passar pela defesa do Criciúma, no estádio Heriberto Hülse. Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

Arquivos