quinta-feira, 19 setembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

SJDH leva educação e cultura em Direitos Humanos para a Flica

Lançamentos de livros, oficinas e exposição são as ações da SJDH para a festa literária do Recôncavo Baiano 

Com a proposta de promover educação e cultura em direitos humanos na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) terá uma programação especial na 11ª edição do evento. Rodas de conversa, recitais, lançamentos de livros, palestras, debates e contação de histórias são algumas das atrações que o órgão do Governo do Estado levará para a feira anual do livro no Recôncavo Baiano. Entre os dias 26 e 29 de outubro, a Flica proporcionará uma explosão de cultura, reunindo leitores, estudantes, pesquisadores, livreiros, autores, artistas e turistas às margens do Rio Paraguaçu. 

Na quinta-feira, 26, o secretário da SJDH, Felipe Freitas, integra a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues na solenidade de abertura da Casa do Governo, espaço da Flica que concentra a programação de Secretarias e órgãos do Governo do Estado na Fundação Hansen Bahia. Este ano, a Flica, considerada a maior feira do segmento no Nordeste, e que já homenageou as escritoras Mãe Stella de Oxóssi, Conceição Evaristo e Ana Maria Machado, terá como tema: “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. Realizada desde 2011, em Cachoeira, a 120 quilômetros de Salvador, a Flica tem uma grande diversidade de atrações, entre as quais uma programação paralela destinada especialmente para o público infantojuvenil, a Fliquinha

A programação da SJDH na Flica inclui lançamentos de livros com a presença das autoras, oficinas educativas e distribuição de materiais informativos sobre cidadania, justiça e direitos humanos. As Feiras Literárias são espaços multiculturais, de celebração das literaturas, que proporcionam encontros entre diversos saberes e fazeres, a fim de tornar acessíveis a leitura, o conhecimento, as artes e as trocas plurais entre os povos. 

Antes da participação na Flica, a Secretaria marcou presença no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), realizado de 29 de setembro a 01 de outubro, quando foi lançado, entre outras obras, o livro “Luiza Bairros: Pensamento e Compromisso Político”, da socióloga Vanda Sá Barreto. A SJDH também manteve um estande na feira do livro de Feira, com distribuição de material informativo, realização de oficinas e palestras sobre o eixo ‘Educação e Cultura em Direitos Humanos’, que norteia a participação do órgão nas feiras e festivais literários da Bahia. 

 

Confira a programação completa da SJDH na Flica: 

 

26 de outubro – Quinta-feira – Fundação Hansen Bahia

10h- Abertura da Casa do Governo com o governador Jerônimo Rodrigues e o Secretário Felipe Freitas; 

14h – Lançamento do livro “Lesbiandade”, de Dedê Fatumma; 

Visitação permanente – Exposição “Axenianas”. 

27 de outubro – Sexta-feira – Fundação Hansen Bahia 

10h – Lançamento do livro “Corações de Vidro”, de Glady Maria;  

14h – Relançamento do livro A Justiça é Uma Mulher Negra”, de Lívia Sant’Anna Vaz e Chiara Ramos; 

28 de outubro – Sábado – Fundação Hansen Bahia 

10h – Oficina de Libras, com Anderson Rafael Lourenço e Elinilson Soares;  

10h – Oficina de máscaras africanas, com o Projeto AXÉ; 

Visitação permanente – Exposição “Axenianas”


Atenciosamente,

 
 
Assessoria de Comunicação – Ascom

Arquivos