A maior obra de mobilidade já executada pela Prefeitura de Salvador, o sistema do BRT (Bus Rapid Transit) vai representar um avanço tanto para quem utiliza o transporte público quanto automóveis ou mesmo bicicletas para se deslocar pelo chamado “centro nervoso” da cidade. A primeira etapa das intervenções, ligando a região do Parque da Cidade à estação do metrô do antigo Iguatemi, teve início oficialmente hoje (29), dia do aniversário de 469 anos da capital, com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito ACM Neto, em solenidade realizada no canteiro da obra, próximo do acesso à Cidade Jardim, com direito a bolo festivo.
“Se o PT estivesse governando hoje o Brasil a gente não teria o BRT. Eles não se cansaram de nos perseguir para que essa obra não saísse do papel. Só prometiam e depois nos davam as costas. Mas jamais deixei de confiar que esse dia chegaria. E aqui estamos”, discursou ACM Neto, numa referência ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff. “Aproveito, aliás, para agradecer ao empenho do atual governo federal para que estivéssemos hoje aqui”, emendou o prefeito, que estava ao lado do vice Bruno Reis e de vários secretários municipais, parlamentares e população.
As intervenções serão concluídas em 28 meses e fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360. As obras serão executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. O valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Cerca de 700 empregos diretos serão gerados.
ACM Neto lembrou que muitas capitais já possuem BRT. E ressaltou que chegou a vez de Salvador. “Hoje, quando essa cidade completa 469 anos, estamos iniciando esta obra. A cidade que precisou confiar em nosso trabalho, em nossa luta, para que tantas transformações ocorressem. Nosso governo, que tira do papel o BRT, faz o mesmo com o Hospital Municipal de Salvador. Aqueles que torciam e torcem contra, que queriam ver nossa capital de pires na mão, como uma mera assessoria do governo do estado, com o poço de autoritarismo deles, estão vendo todas as realizações e compromissos cumpridos”, afirmou o prefeito na solenidade.
Avanços – O prefeito citou os inúmeros benefícios do BRT. Quem utiliza o transporte público terá à disposição um ônibus que vai trafegar em vias exclusivas e com ar-condicionado. Quando todo o sistema estiver pronto, ligando a Estação da Lapa ao Iguatemi, esse percurso poderá ser feito em cerca de 15 minutos. Já quem trafega de automóvel poderá sair da Avenida Garibaldi e chegar à Avenida Luis Viana Filho (Paralela) sem precisar passar por qualquer semáforo, em função dos novos viadutos e elevados. Além disso, o sistema prevê ciclovias. E mais: o BRT será integrado ao metrô e aos ônibus convencionais.
Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão e vai ligar o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia. O BRT terá capacidade de beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.
As intervenções, que nos primeiros 60 dias não irão exigir mudanças no trânsito, ainda englobam a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.
Segundo trecho – Uma das mais importantes intervenções viárias já realizadas na capital baiana, o sistema BRT englobará mais duas etapas. O segundo trecho, do Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a Estação da Lapa, cuja licitação será publicada nas próximas semanas, do Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a Estação da Lapa, terá 5,5km de extensão. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim. O projeto do trecho dois contará com recursos de R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), além de R$112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), já assegurados.
Deste modo, os trechos de corredores exclusivos ligarão a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia, atendendo inclusive a população do entorno das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, no chamado “centro nervoso” da primeira capital do Brasil e num traçado totalmente diferente daquele feito pelo metrô. O projeto foi idealizado para fazer a integração entre os dois principais polos econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi.
O percurso total, em ônibus articulados e climatizados, será completado em 16 minutos e permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte público para outros pontos da cidade por meio de 10 estações de transbordo. São elas: Lapa, Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas, Cidade Jardim, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidadela, Hiper e Iguatemi. Vale lembrar ainda que as obras envolvem obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, além da implantação de ciclovias.
Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas para o sistema e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte e implantação de ciclovias. Sobre a macrodrenagem, o problema de alagamentos na Avenida ACM será solucionado com o BRT.
Expansão – Também está previsto no BRT o projeto de expansão (etapa três), que vai do Parque da Cidade ao bairro da Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8km, essa terceira etapa prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.
As intervenções serão concluídas em 28 meses e fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360. As obras serão executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. O valor para execução da primeira etapa é de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Cerca de 700 empregos diretos serão gerados.
ACM Neto lembrou que muitas capitais já possuem BRT. E ressaltou que chegou a vez de Salvador. “Hoje, quando essa cidade completa 469 anos, estamos iniciando esta obra. A cidade que precisou confiar em nosso trabalho, em nossa luta, para que tantas transformações ocorressem. Nosso governo, que tira do papel o BRT, faz o mesmo com o Hospital Municipal de Salvador. Aqueles que torciam e torcem contra, que queriam ver nossa capital de pires na mão, como uma mera assessoria do governo do estado, com o poço de autoritarismo deles, estão vendo todas as realizações e compromissos cumpridos”, afirmou o prefeito na solenidade.
Avanços – O prefeito citou os inúmeros benefícios do BRT. Quem utiliza o transporte público terá à disposição um ônibus que vai trafegar em vias exclusivas e com ar-condicionado. Quando todo o sistema estiver pronto, ligando a Estação da Lapa ao Iguatemi, esse percurso poderá ser feito em cerca de 15 minutos. Já quem trafega de automóvel poderá sair da Avenida Garibaldi e chegar à Avenida Luis Viana Filho (Paralela) sem precisar passar por qualquer semáforo, em função dos novos viadutos e elevados. Além disso, o sistema prevê ciclovias. E mais: o BRT será integrado ao metrô e aos ônibus convencionais.
Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão e vai ligar o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia. O BRT terá capacidade de beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.
As intervenções, que nos primeiros 60 dias não irão exigir mudanças no trânsito, ainda englobam a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.
Segundo trecho – Uma das mais importantes intervenções viárias já realizadas na capital baiana, o sistema BRT englobará mais duas etapas. O segundo trecho, do Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a Estação da Lapa, cuja licitação será publicada nas próximas semanas, do Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a Estação da Lapa, terá 5,5km de extensão. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim. O projeto do trecho dois contará com recursos de R$300 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), além de R$112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC), já assegurados.
Deste modo, os trechos de corredores exclusivos ligarão a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia, atendendo inclusive a população do entorno das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, no chamado “centro nervoso” da primeira capital do Brasil e num traçado totalmente diferente daquele feito pelo metrô. O projeto foi idealizado para fazer a integração entre os dois principais polos econômicos da cidade: o Centro Histórico e a região do Iguatemi.
O percurso total, em ônibus articulados e climatizados, será completado em 16 minutos e permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte público para outros pontos da cidade por meio de 10 estações de transbordo. São elas: Lapa, Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas, Cidade Jardim, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidadela, Hiper e Iguatemi. Vale lembrar ainda que as obras envolvem obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, além da implantação de ciclovias.
Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas para o sistema e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte e implantação de ciclovias. Sobre a macrodrenagem, o problema de alagamentos na Avenida ACM será solucionado com o BRT.
Expansão – Também está previsto no BRT o projeto de expansão (etapa três), que vai do Parque da Cidade ao bairro da Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8km, essa terceira etapa prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.