Da Redação
Uma adolescente de 16 anos foi agredida por um colega de 17 anos após recusar as investidas amorosas dele, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. A agressão ocorreu na última terça-feira (28), em frente ao Colégio Estadual Campo Padre Henrique Alves Borges, onde ambos estudam.
Segundo informações da família da vítima à TV Subaé, a estudante deixava a unidade de ensino quando foi surpreendida pelo adolescente, que a agrediu com tapas e murros. De acordo com os familiares, o motivo da violência teria sido uma paquera não correspondida.
Ainda conforme a família, o rapaz havia pedido a jovem em namoro por meio de mensagens. A adolescente teria compartilhado as conversas com a namorada dele, fato que, segundo os parentes, motivou a agressão.
Após o ataque, a estudante recebeu atendimento médico e foi liberada algumas horas depois. O caso foi registrado na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) como lesão corporal dolosa e ameaça.
Estudantes protestam após agressão
A ocorrência provocou indignação entre alunos do Colégio Estadual Campo Padre Henrique Alves Borges, que realizaram um protesto na quinta-feira (30).
Os familiares da adolescente afirmam que funcionários da escola presenciaram a agressão, mas não intervieram para impedir as agressões, apontando omissão por parte da unidade escolar.
SEC anuncia acolhimento e afasta estudante investigado
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que adotou medidas para acolher a estudante e oferecer acompanhamento psicológico. Segundo a pasta, a adolescente permanecerá em atividades domiciliares pelo tempo necessário para sua recuperação.
A secretaria também informou que o estudante apontado como autor da agressão foi afastado da escola. Conforme a SEC, ele já possuía histórico de comportamento agressivo e inadequado.
Além disso, psicólogos e assistentes sociais do Núcleo Territorial da Educação 19 (NTE 19) foram encaminhados à unidade escolar para desenvolver ações de acolhimento, escuta ativa e mediação de conflitos junto à comunidade escolar.
Confira nota da Secretaria da Educação do estado
“A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informa já ter adotado as medidas pertinentes para acolher e dar o suporte psicológico necessário à estudante do Colégio Estadual do Campo Padre Henrique, em Feira de Santana que foi vítima de uma agressão no dia 28 de julho.
Após uma reunião entre a gestão escolar e familiares da jovem, foi deliberado que ela permanecerá em atividade domiciliar pelo período necessário à sua recuperação. A agressão aconteceu do lado de fora da escola, praticada por um estudante que já se encontrava afastado em razão de registros anteriores de comportamento agressivo e inadequado.
A vítima e seus familiares fizeram o boletim de ocorrência na delegacia, e a gestão da unidade colabora com as autoridades policiais para esclarecer os fatos, respeitando o sigilo necessário em casos dessa natureza que envolvem menores de idade. O Núcleo Territorial da Educação 19 (NTE 19, com sede em Feira de Santana), também enviou psicólogos e assistentes sociais para o colégio para que realizem um trabalho de acolhimento, escuta ativa e mediação de conflito na unidade para preservar o bem-estar necessário ao processo de aprendizagem. A SEC reafirma seu compromisso com a construção da cultura de paz e de um ambiente harmonioso em todas as unidades da rede estadual.”

