Da Redação
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza, na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 10h, a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. A cerimônia marca a retomada dos trabalhos parlamentares após o recesso e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, responsável pela leitura da tradicional Mensagem Anual de Governo.
Prevista na Constituição, a leitura do documento funciona como prestação de contas das ações executadas pelo governo estadual no exercício anterior. Na ocasião, o chefe do Executivo também apresenta intenções, metas e prioridades para 2026, com foco em projetos e programas que atingem diversos setores da administração pública.
A sessão será conduzida pela presidente da ALBA, Ivana Bastos, primeira mulher a assumir o comando do Legislativo baiano em mais de 190 anos de história. A solenidade costuma reunir autoridades civis e militares, reforçando o caráter institucional do evento.
“Mais do que uma tradição em que o governador reafirma seu respeito democrático ao Parlamento, este ato formal renova a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, que caminham juntos em defesa da população baiana, sempre com harmonia e independência. Esta Assembleia, por meio da Mesa Diretora e de todos os seus parlamentares, tem o firme propósito de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecer o desenvolvimento dos municípios e promover o bem-estar social dos baianos”, destacou a presidente da ALBA.
Ritual da abertura
O início do ano legislativo segue um protocolo tradicional que movimenta servidores públicos desde as primeiras horas da manhã, na área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A programação, elaborada pelo Cerimonial e Assistência Militar da Casa, começa com a formação da Guarda de Honra e a apresentação da Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.
As autoridades serão recepcionadas na rampa de acesso ao prédio principal e conduzidas ao Plenário Orlando Spínola. Antes da chegada do governador, Ivana Bastos passa em revista a tropa da PM, que presta continência ao Poder Legislativo.
Com a presença de Jerônimo Rodrigues, a cerimônia militar prossegue com uma saudação em homenagem ao governador. Em seguida, a presidente da ALBA acompanha o chefe do Executivo até o Salão Nobre, onde ele aguarda o início da sessão.
Na sequência, Ivana Bastos declara aberta a sessão solene, compõe a mesa de honra e designa uma comissão suprapartidária de deputados e deputadas para conduzir o governador ao plenário. Após a execução do Hino Nacional, a presidente faz uma saudação aos presentes e concede a palavra ao governador para o pronunciamento na tribuna.
O encerramento ocorre após os agradecimentos finais, com a execução do Hino ao 2 de Julho, que homenageia os heróis da Independência da Bahia.
