domingo, 21 julho, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Arraial d’Ajuda é o destino mais acolhedor do mundo em 2024

Arraial d’Ajuda (BA) é o destino mais acolhedor do mundo¹. É o que revela a 12ª edição do Traveller Review Awards, premiação da Booking.com que acontece anualmente e reconhece os prestadores de serviços de viagens de 221 países e territórios pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. Pela primeira vez, uma cidade brasileira ficou no topo da lista global, e o destino, que faz parte da Rota do Descobrimento do Brasil, agora também foi descoberto e premiado pelas mais de 309 milhões de avaliações verificadas de clientes.

Mas afinal, o que é que a Bahia tem? Arraial d’Ajuda é um distrito localizado no sul de Porto Seguro, litoral baiano, e é conhecido como um dos melhores destinos de praia do Brasil. Enquanto a vizinha Porto Seguro pode ser bastante agitada, Arraial d’Ajuda é o oposto. Famosa pelo ambiente calmo e sereno, a cidade é um destino ideal para os dois terços (66%)² os viajantes que querem descansar e recarregar as energias enquanto viajam em 2024.

As casinhas coloridas espalhadas por toda a vila, ao redor da histórica Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, uma das mais antigas do Brasil, revelam todo o charme da cultura local. As ruas da cidade também abrigam várias boutiques, restaurantes e bares perfeitos para saborear a culinária típica, visitar lojas de artesanato e curtir o clima animado.

Para Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com, “Arraial d’Ajuda é um pedacinho da Bahia que te abraça com cores, histórias e uma atmosfera única. É como se a tranquilidade e a autenticidade se encontrassem à beira-mar. Em 2024, é o destino ideal para quem busca não apenas um lugar para descansar, mas também uma experiência de acolhimento.”

A lista dos lugares mais acolhedores do mundo¹ desse ano mostra uma diversidade de destinos de todo o planeta, que vão desde cidades litorâneas a paraísos rústicos no deserto, com cidades do Oriente ao Ocidente, do biquini e pé na areia até os casacos e luvas. Confira a lista completa:

 

Os destinos mais acolhedores do mundo em 2024

1) Arraial d’Ajuda (Brasil)

2) Ermoupoli (Grécia)

3) Viana do Castelo (Portugal)

4) Daylesford (Austrália)

5) Grindelwald (Suíça)

6) Moab (Estados Unidos)

7) Uzes (França)

8) Mazatlan (México)

9) Jaisalmer (Índia)

10) Fujikawaguchiko (Japão)

 

E o reconhecimento da hospitalidade brasileira não se restringe somente ao território baiano. O Brasil subiu duas posições em relação ao ranking do ano passado e é o 7º país com mais premiações do Traveller Review Awards 2024. Pelo sétimo ano consecutivo, a Itália é o país com o maior número de premiados (181.012), seguida da Espanha (125.611), França (124.361), Alemanha (86.910) e Reino Unido (74.754). Polônia (61.693), Brasil (58.788), Estados Unidos (56.014), Croácia (53.971) e Portugal (32.910) completam o top 10.

Além disso, pelo sétimo ano consecutivo, os apartamentos foram os tipos de acomodação mais premiados nacionalmente (24.216 premiados), seguidos pelas casas de temporada (9.749). A terceira posição ficou os hotéis (6.789), enquanto o quarto lugar foi para as pousadas (6.765) e o quinto, para as casas de hóspedes (3.235).

 

Nota aos editores:

Para receber um prêmio, os parceiros de acomodação precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 8 (de 10), com base em pelo menos 3 avaliações recebidas até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2023. Os parceiros de aluguel de carros precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 7.5 (de 10), com base em pelo menos 100 avaliações recebidas até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2023. Para receber um prêmio, os táxis precisaram ter uma nota de avaliação média igual ou superior a 4.6 (de 5), além de terem concluído 2.000 corridas até as 23h59 (Horário da Europa Central) de 30 de novembro de 2023.

Somente os clientes que de fato se hospedaram em uma acomodação, alugaram um carro ou fizeram uma corrida de táxi podem deixar uma avaliação sobre a experiência que tiveram na Booking.com. Como essas avaliações não são editadas ou corrigidas, os visitantes do site podem tomá-las como uma referência autêntica da experiência de um viajante real ao se hospedar em uma acomodação ou utilizar o serviço de transporte terrestre fornecido pelos parceiros da Booking.com.

 

¹Os destinos foram selecionados de acordo com a proporção total dos vencedores do Traveller Review Awards 2024, em comparação ao número total de propriedades elegíveis naquela cidade ou região (apenas acomodação). Os destinos também precisavam ter um número de vencedores superior à média para serem incluídos na lista (200 ganhadores ou mais para cidades e regiões) e foram selecionados de acordo com sua localização geográfica.

 

²A pesquisa Previsões de Viagem para 2024 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. Ao todo, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2023.

Crédito Foto: Divulgação

Arquivos