Da Redação
O Governo do Brasil enviou mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para estados e o Distrito Federal, reforçando o abastecimento em todo o país. A Bahia recebeu 205.008 doses nesta nova remessa. Com isso, o total distribuído pelo Ministério da Saúde nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões.
Segundo a pasta, os estoques estão garantidos nacionalmente, com imunizantes atualizados para as cepas em circulação. As vacinas seguem sendo indicadas, principalmente, para grupos mais vulneráveis.
“As vacinas continuam sendo a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. O Brasil tem doses suficientes e segue garantindo o acesso da população à imunização”, afirmou o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.
A distribuição das doses às unidades de saúde e a organização logística são de responsabilidade de estados e municípios, que fazem o controle de estoques, validade e aplicação. O envio ocorre por meio de pauta automática, baseada na população-alvo e no número de doses aplicadas, podendo ser ampliado conforme demanda.
Abastecimento
Entre janeiro e março de 2026, o Ministério da Saúde já havia enviado 4,1 milhões de doses aos estados, com 2 milhões aplicadas. Nesse período, a Bahia recebeu 223,5 mil doses.
A nova remessa reforça os estoques regionais para crianças e adultos e mantém o fluxo contínuo de distribuição às secretarias estaduais de saúde, responsáveis por repassar os imunizantes aos municípios.
Quem deve se vacinar
O esquema vacinal segue diretrizes atualizadas, com foco em grupos prioritários:
- Idosos (60+): duas doses com intervalo de 6 meses;
- Gestantes: uma dose a cada gestação;
- Crianças (6 meses a menores de 5 anos): duas ou três doses;
- Imunocomprometidos: três doses + reforços semestrais;
- População geral (5 a 59 anos): uma dose para não vacinados.
A estratégia também inclui trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, povos indígenas, quilombolas, população em situação de rua e outros grupos vulneráveis.
A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação.
Cenário
Em 2026, até 11 de abril, o país registrou 62.586 casos de síndrome gripal por covid-19. Também foram notificados 30.871 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo 1.456 por covid-19, com 188 mortes.
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação continua sendo essencial para reduzir casos graves, internações e óbitos.

