As mudanças acontecem após avaliação da festa
O prefeito Bruno Reis revelou que vai inverter os dias de Fuzuê e Furdunço no Carnaval 2026. Assim, o Furdunço, que tem como destaque a apresentação de encerramento do grupo BaianaSystem, será realizado no sábado, e não no domingo, como aconteceu nos últimos 10 anos.
Em 2025, se apresentaram 60 atrações no circuito Orlando Tapajós (de Ondina em direção à Barra) – um aumento de 15% em relação ao ano passado, quando foram 52.
Em entrevista à TV Bahia, Bruno revelou que o Fuzuê, por sua vez, será realizado no domingo.
O Furdunço nasceu em 2014 e trouxe, desde o primeiro ano, a ideia do pré-Carnaval como era a folia antigamente: trios de pequeno porte, sem cordas e longe do luxo dos camarotes.
Navio Pirata deve ir para o sábado
A apresentação do BaianaSystem, que costuma ser mais aguardada do Furdunço, é a última da festa e costuma arrastar uma maré de gente.
“O primeiro ano do Furdunço vem de um discurso que tinha a ver com a redução dos tamanhos dos trios e o que foi aquele Carnaval que era mais coletivo. O Furdunço tem um quê de Mudança do Garcia e de outras coisas que construíram o Carnaval”, diz Beto Barreto, guitarrista da banda, em entrevista ao CORREIO.
Também foi através dele que a banda começou o diálogo com os empresários que fazem a festa e com o poder público.
“O Furdunço é, há alguns anos, um dos pontos mais importantes do nosso Carnaval. A construção do Navio Pirata está diretamente ligada ao Furdunço. Foi onde o público começou a nos entender, e aquilo passou a ter um crescimento tanto de público, como do que ele representa para o Carnaval”, analisou Beto Barreto.
Banda será a última atração da festa no domingo (23) Crédito: Divulgação/Jardel Souza