13 de agosto de 2022 às 21:50
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Caravana para ampliar ações da agricultura familiar será lançada em Feira de Santana


Publicado em: 17/05/2022 9:51
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


Para consolidar as ações que já vêm sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos, terá início, neste mês de maio, as Caravanas Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia.

A ação será lançada na próxima terça-feira (17), no município de Feira de Santana, território Portal do Sertão, no auditório do Hotel Ibis.  A estratégia da SDR: Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia tem a proposta da articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos.

A Caravana terá início na próxima quarta-feira (18), no Território de Identidade Extremo Sul, no município de Teixeira de Freitas e segue na quinta-feira (19), para o território Costa do Descobrimento, no município de Eunápolis, e vai até o dia 29 de junho de 2022, percorrendo todos os 27 territórios de identidade do estado.

De 2015 até o fim de 2022, por meio da SDR, serão investidos mais de R$ 2,9 bilhões, em iniciativas estruturantes, como as dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; assistência técnica e extensão rural (Ater); construção e ou requalificação de agroindústrias familiares; regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais; doação de mudas de palma forrageira, frutas e mandioca; reforma de mercados e centros de abastecimento; subsídios do Programa Garantia-Safra; criação de canais de comercialização e também na concessão do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), com incentivo fiscal.

Foto: Ascom/SDR

Agora, essas ações serão ainda mais potencializadas e articuladas para gerarem maior impacto local, com a participação de prefeituras municipais, consórcios públicos, universidades, agentes financeiros, entidades sem fins lucrativos e a iniciativa privada.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, explica que a Bahia, a partir de 2007, inaugurou uma nova forma de fazer gestão das políticas públicas democratizadas, com um diálogo permanente com a sociedade civil, no ambiente da agricultura familiar. “Isso se intensificou ainda mais com a criação da SDR, quando a secretaria adotou a estratégia dos editais, que envolve a sociedade civil como controle social, através dos conselhos municipais e da coordenação dos territórios, que foram envolvidos na seleção dos projetos. Apostamos em uma nova forma de entregar à sociedade baiana, especificamente da agricultura familiar, uma política pública compartilhada. As caravanas chegam nesse momento de prestar contas para a sociedade. Estamos apresentando esse balanço do que foi aplicado na agricultura familiar, fazendo isso por território”.

Participam da ação dirigentes e equipes técnicas da SDR, dirigentes de organizações produtivas apoiadas pela SDR, representantes de instituições e movimentos sociais da agricultura familiar e populações tradicionais do campo, de instituições públicas parceiras, de entidades parceiras executoras do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), prefeitos(as), secretários(as) municipais de Agricultura e equipes técnicas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colegiados Territoriais e Conselhos Municipais.

Comentários