sexta-feira, 30 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Carteira de identidade pode ser feita gratuitamente no Shopping Lapa; saiba como

Da Redação

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realiza um atendimento especial para emissão da nova carteira de identidade, no Shopping Center Lapa, no centro de Salvador. A ação acontece por meio do SAC Itinerante, com atendimento gratuito à população entre os dias 2 e 7, e de 9 a 11 de fevereiro, no espaço Lapa Cultural, localizado no 3º piso do centro de compras.

A iniciativa busca atender à alta procura pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), oferecendo mais um ponto de emissão do documento, além dos 13 postos fixos do SAC em funcionamento na capital baiana. O atendimento ocorre das 9h às 17h, com uma cota diária de 135 atendimentos.

Ao todo, serão disponibilizadas 1.215 senhas ao longo dos nove dias de funcionamento no shopping. “É mais um avanço importante da Rede SAC na ampliação da oferta da emissão da CIN pela Bahia”, destacou a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

Desde a implantação da CIN, em julho de 2024, até dezembro de 2025, a Rede SAC já realizou mais de 2 milhões de atendimentos relacionados à emissão da Carteira de Identidade Nacional em todo o estado.

Prazo e gratuidade

A CIN só será obrigatória para todos os brasileiros a partir de março de 2032. Até lá, o RG no modelo antigo permanece válido em todo o território nacional até fevereiro de 2032, o que garante tempo suficiente para que a população possa se organizar sem necessidade de correria aos postos.

Por se tratar de um documento novo, a CIN é considerada primeira via para todos os cidadãos brasileiros e, por isso, é gratuita em qualquer tempo, sem distinção.

Documentos e funcionalidades

A nova carteira de identidade utiliza o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original, seja de nascimento ou de estado civil atualizada.

A CIN permite a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser inseridas informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física ou intelectual, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, mediante solicitação do cidadão. Em casos de alteração no nome registrado na certidão de nascimento, passa a valer apenas o novo registro.

O documento conta ainda com versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão, além de QR Code para verificação de autenticidade e dados. A validade da CIN varia conforme a idade:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos

  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos

  • Acima de 60 anos: validade indeterminada

Arquivos