quarta-feira, 13 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Casa do Carnaval terá entrada gratuita no próximo final de semana

Durante o período, visitantes poderão se aprofundar na história do Carnaval de Salvador e da Bahia de forma interativa e gratuita e aproveitar todo o material disposto nos quatro pavimentos do museu, que é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult)

Dentre os conteúdos dispostos na Casa do Carnaval estão maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas ícones da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas interativos, em que os visitantes podem aprender ritmos carnavalescos caracterizados e com a ajuda de monitores de dança.

O objetivo do museu é proporcionar ao visitante uma viagem visual e sensorial, relembrando transformações sociais e de formação da identidade baiana.

Compondo a história do Carnaval, materiais sobre a fundação do trio elétrico, além de obras importantes para a festa estão exibidos no local, como a influência de Orlando Tapajós, Irmãos Macêdo, Milton Moura, Riachão e Moraes Moreira.

Inaugurado em fevereiro de 2018, a Casa do Carnaval fica localizada no Centro Histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica e atrás da Coelba da Praça da Sé. Nos demais dias, o ingresso para acesso à Casa é disponibilizado por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A curadoria do projeto é do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia, junto com o professor doutor em Cultura Contemporânea e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, um dos maiores especialistas nos estudos sobre festa, e de um amplo grupo de artistas e pesquisadores, como Jonga Cunha e Bete Capinan, que também contribuíram para a criação do espaço.

Arquivos