quarta-feira, 12 junho, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Chuva alaga 10 vias e causa transtornos no trânsito nesta quarta (21)

Atenção, motoristas! Tempo deve permanecer chuvoso durante toda semana em Salvador

O Outono bateu na porta nesta terça-feira (20) e com ele veio as chuvas, comuns neste período do ano. Em Salvador, nesta quarta-feira (21), o dia amanheceu com muita chuva, o que provoca alagamentos em pelo menos 10 vias da cidade – como rua Oswaldo Cruz (Rio Vermelho) e avenidas Anitta Garibaldi, Cardeal da Silva (Federação) e Lafayete Coutinho (Comércio). Motoristas encontram trechos completamente alagados nas vias – onde a equipe do CORREIO também flagrou carros e ônibus quebrados.

(Avenida Garibaldi – Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Segundo a Transalvador, pontos de alagamento deixam o trânsito congestionado ainda na Avenida Adhemar de Barros (Ondina), sentido orla, em frente a Ufba; Rua da Paciência (Rio Vermelho), sentido Amaralina; Avenida Centenário, sentido Barra, próximo ao Viaduto dos Reis Católicos; Avenida Juracy Magalhães Jr., sentido Lucaia, antes do Cidade Jardim; Avenida Heitor Dias, sentido Rótula do Abacaxi; Rua Cônego Pereira, sentido Sete Portas; Avenida Bonocô, sentido Av. ACM, próximo a Cresauto.

As chuvas não devem permanecer durante todo o dia. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem aparecer durante toda a semana de forma pontual.

Nesta quarta, deve ocorrer durante todo o dia pancadas de chuvas mas com a aberturas de sol. A temperatura deve variar entre 24°C e 36°C. A meteorologista do Inmet Cláudia Valéria explica que os próximos meses, abril, maio e junho são os mais chuvosos na capital baiana. Os dias durante esses meses devem ser com pancadas de chuvas intercaladas com aberturas de sol.

“Os próximos meses são os mais chuvosos, mas essas chuvas não são frequente. O tempo deve ficar variando, sempre tendo aberturas de sol”, explica. A média pulviométrica do mês de março é de 151 mm. Até agora, segundo a meteorologista choveu 97 mm.

Ocorrências
De acordo com assessoria da Defesa Civil (Codesal) o órgão recebeu seis solicitações de alagamentos. Não há registro de feridos e nem de deslizamentos de terra. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199​.​​

Segundo o diretor do órgão, Sosthenes Macedo, 15 engenheiros estão espalhados pelos bairros de Salvador fazendo vistorias e atendendo as solicitações. “Estamos durante toda a manhã visitando os bairros para verificar e atender as solicitações. Estamos intensificando os nossos trabalhos, sobretudo porque estamos durante a Operação Chuva. Trabalhamos com outros órgãos, limpando as encostas e colocando lonas de proteção, caso seja necessário”, explicou o diretor.

Arquivos