O índice de chuva registrado em Salvador já é três vezes maior que o esperado para o mês de novembro
As fortes chuvas que caem em Salvador motivaram a suspensão pelo terceiro dia das da travessia entre Salvador e Mar Grande nesta quarta-feira (27). De acordo com informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) as operações tiveram que ser suspensas por conta do mau tempo, que deixa o mar agitado e com predominância de ventos fortes na capital baiana. Por recomendação da Capitania dos Portos, o sistema está sem operar desde às 8h da última segunda-feira (25).
O índice de chuva registrado em Salvador já é três vezes maior que o esperado para o mês de novembro, segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. O registro em algumas localidades ultrapassou 319 mm, enquanto a média histórica é de 108 mm. Só nas últimas 72 horas Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuvas, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) da Codesal.
Além da travessia entre Salvador e Mar Grande, as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também estão sem operar nesta quarta, enquanto que a travessia Salvador-Morro de São Paulo vai continuar operando com conexão em Itaparica.
Com conexão, os catamarãs da linha de Morro de São Paulo zarpam do Terminal Náutico da Bahia com destino a Itaparica, de onde os passageiros seguem via terrestre e em ônibus dos operadores até a Ponta do Curral, em Valença, e de lá atravessam para Morro em lanchas. Com conexão, a viagem dura em média uma hora a mais, no total de 3h20. Os horários saindo de Salvador são 9h, 10h30 e 14h30. De Morro de São Paulo as saídas são às 11h30, 14h e 15h.