quarta-feira, 24 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Com fala emocionante,Olívia Santana relembra formação do bairro da Boca do Rio

“Conheço a realidade do bairro da Boca do Rio, um pedaço da minha infância foi nesse bairro, sofríamos muito com falta de água e iluminação. Esse encontro de hoje é carregado de significados, memórias vivas, de alguém que conhece a realidade do bairro e quer trabalhar por ele.” Essa foi a fala de abertura da pré-candidata à prefeitura de Salvador e deputada estadual Olívia Santana, durante o lançamento de mais um comitê virtual, no final da tarde deste sábado, 29 de agosto.

O lançamento faz parte do projeto “Olívia nos bairros”, que tem o intuito de ouvir as demandas e necessidades dos bairros, através da participação popular, para a construção do programa de governo para a prefeitura de Salvador em 2021. Já foram lançados os comitês dos bairros de Cajazeiras, Liberdade, região da Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário.

Olívia lembrou, durante o lançamento, de uma conversa que teve certa feita, com o historiador Ubiratan Castro, quando em uma palestra falavam sobre a falta de planejamento urbano da cidade. “Gestores da direita sempre governaram Salvador e nunca fizeram um planejamento para os segmentos mais pobres”, falou a Olívia na época. Pontualmente, Bira retrucou: “Não, Olívia! Salvador é uma cidade planejada. A elite da cidade planejou que fosse assim. Deixar os pobres segregados é uma forma de planejamento. Deixar no abandono é uma decisão política.” “Isso é uma incoerência” […] declarou a pré-candidata, “precisamos mudar logo essa história”.

 Estiveram presentes parlamentares, pré-candidatos, mobilizadores culturais, moradores do bairro da Boca do Rio e adjacências.

Arquivos