quarta-feira, 24 julho, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Com investimento de R$200 milhões, prefeitura lança programa Vida Nova

A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (8) o programa Vida Nova, pacote com 25 ações integradas de assistência social voltadas para a população em vulnerabilidade e que terá R$200 milhões investidos nessa área. Trata-se do maior projeto de assistência social já lançado pelo município, cujas iniciativas foram desenhadas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) com base no Censo das Pessoas em Situação de Rua, estudo inédito que contabilizou 5.130 pessoas vivendo nestas condições na capital baiana, e visam transformar a realidade desse público.

Os resultados do censo e as ações do Vida Nova foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Sempre, Júnior Magalhães, em evento na Casa Pia de São Joaquim, na Calçada. O estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com o Projeto Axé, apontou ainda que 93% das pessoas em situação de rua são pretas e pardas, que 81% são adultas (18 a 59 anos) que 1.231 dormem nas ruas, que 38,2% fazem uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, entre outros dados.

O prefeito Bruno Reis destacou que as medidas do Vida Nova visam atacar as carências apontadas pelo censo. “É um macro projeto, que vem com assistência de imediato para garantir alimentação; com tratamento contra drogas para aqueles que precisam; com moradia para os que não têm, seja moradia alugada, seja unidade de acolhimento, seja moradia definitiva depois por meio dos programas da Prefeitura, como os assentamentos da Baixa Fria, a Guerreira Zeferina, no Pé Preto, no Mané Dendê”, Destacou.

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Arquivos