27 de julho de 2021 às 00:24
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Com veto à candidata mais votada em 2016, Jeremoabo tem nova eleição em junho


Publicado em: 18/04/2018 7:34
Por:


Novo pleito na cidade, localizada na região norte do estado, é para cargos de prefeito e vice-prefeito. Candidata mais votada em 2016 teve registro indeferido.

A cidade de Jeremoabo, localizada na região norte da Bahia, terá eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito no dia 3 de junho, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A propaganda eleitoral dos novos candidatos passou a ser permitida no domingo (15), inclusive por meio da internet.

Novas eleições serão realizadas na cidade porque no pleito de 2016 a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve o registro indeferido e os votos não foram validados. Na ocasião, ela disputou a eleição com recursos na Justiça Eleitoral.

O TRE não especificou porque Anabel teve o registro indeferido. Em 2016, outras 11 cidades da Bahia também tiveram candidatos mais votados sendo vetados pela Justiça Eleitoral, por responderem ações que envolvem a Lei da Ficha Limpa, como também a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em Jeremoabo, após a votação de 2016, no entanto, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, por unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura de Anabel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também manteve a decisão.

Novas eleições

Os candidatos na nova eleição na cidade já podem fazer uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, sempre respeitando o horário das 8h às 22h.

Além das propagandas na internet, amplificadores de som, nas sedes e em veículos, os candidatos, os partidos políticos e as coligações podem fazer comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h.

O TRE informou que no dia 2 de junho, um dia antes das eleições suplementares, deverá ser encerrada a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som.

Além disso, os candidatos têm até às 22h do mesmo dia para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens.

Comentários