A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) marcou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira, 17, para debater se a Bahia irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde e manter a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades.
Em coletiva, o prefeito de Salvador Bruno Reis afirmou que se for definido pela CIB a retomada, a cidade volta a imunizar o público já neste sábado, 18. “Estamos requerendo à CIB para que possa se posicionar sobre o Ministério da Saúde. Se acompanhar o ministério, ficaremos com as doses suspensas. Mas, se for para seguir a vacinação, vamos retornar amanhã”, falou.
Através das redes sociais, o secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, questionou o motivo do Brasil não ter outros imunizantes, além da Pfizer, autorizados para esse público. “Apenas uma pergunta à Anvisa: Como o Chile tem informações para autorizar o uso da Coronavac em crianças e o Brasil não? E, segundo a imprensa internacional, com sucesso! Não precisaríamos parar a vacinação se tivéssemos com a Coronavac aprovada!”, publicou.
Na quinta-feira, 16, uma nota técnica da pasta pediu a paralisação da imunização após uma jovem de 14 anos morrer em São Bernardo (SP) após tomar a vacina da Pfizer. Ainda é investigado se há relação entre o óbito e o imunizante. Com isso, Salvador e outras cidades baianas suspenderam a vacinação do público.
Além de Salvador, outras cinco capitais suspenderam a vacinação em adolescentes (Belém, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba e Natal). Em São Paulo, o governador João Dória afirmou que não irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde e o estado segue vacinando o público.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão que tem o poder para suspender a vacinação, mas ainda não se pronunciou sobre a recomendação do Ministério da Saúde. A imunização de adolescentes com a Pfizer foi autorizada pela Anvisa no dia 10 de junho, após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório no Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo.