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Conquali apresenta avanços nos serviços e na gestão do Estado


Publicado em: 21/03/2018 14:31
Por: Da Redação


O Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali) apresentou o balanço das ações do Governo para melhoria da gestão do Estado, durante a sua 8ª Reunião Ordinária, realizada na terça-feira (20). O Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, capitaneado pela Secretaria da Administração (Saeb), criado para avaliar a qualidade da prestação do serviço público no Estado.

Na 8ª reunião do Conquali, aberta pelo secretário estadual da Administração, Edelvino Góe, foi apresentada aos conselheiros o status de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia), o estágio da criação da Carta de Serviços do Estado, além da aquisição da Certificação ISO90001 para cinco unidades da Rede SAC e para Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Também foram apresentadas as melhorias na área da Tecnologia da Informação e Comunicação do Detran, e as pesquisas de satisfação realizadas em unidades da rede hospitalar do Estado e na ouvidoria do SAC.

O coordenador do SEI Bahia, Anderson Prazeres, apresentou status da implantação projeto no Estado. O Sistema Eletrônico de Informação, que vai extinguir o uso de papel no Estado, utilizando processos administrativos digitais, está na terceira onda. Atualmente, o SEI Bahia já possui 10,6 mil processos abertos, cerca de dois mil servidores capacitados, mais 16 mil usuários cadastrados, além do sistema está estruturado em 7.656 unidades do Estado.

O Conquali também apresentou o estágio da implantação do projeto como a Carta de Serviços Públicos, uma espécie de catálogo contendo os principais serviços que o estado coloca à disposição dos cidadãos. A ideia é desburocratizar, facilitar, modernizar e informar à população a respeito dos serviços.

Para isso, a relação dos serviços prestados será disponibilizada em meios eletrônicos, de forma clara, contendo os canais de acesso, os horários de atendimento, prazos, documentação exigida, entre outros. A solução tecnológica que será usada para armazenar a Carta de Serviços já foi concluída, assim como a revisão dos instrumentos normativos e dos requisitos da Carta, entre outros.

Também foi comunicada aos conselheiros do Conquali a certificação ISO90001 em cinco unidades da Rede SAC. Os postos de Pau da Lima, Barra, Comércio, Candeias e Bela Vista receberam melhorias físicas na infraestrurura, na sinalização e na programação visual. As unidades também foram beneficiadas com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

O Detran-BA apresentou os ferramentas de tecnologia para aprimorar o atendimento dos usuários, lançando o novo site institucional do órgão e o Portal de Serviços, com atendimento online, marcação online, entre outros. Também demonstrou os números do recém lançado aplicativo para celular Detran Mobile, que já conta com mais de 700 mil down loads. Ainda foi apresentada a nova política de segurança da informação, a gestão de processos eletrônicos e os terminais de autoatendimento.

O Conquali apresentou a pesquisa de satisfação com usuários de três hospitais públicos do Estado. Dos pacientes ouvidos, 95,8% ficaram satisfeitos com atendimento do Hospital Estadual da Mulher, enquanto que o Hospital Manuel Vitorino recebeu 95,6 % de aprovação. O Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães teve 80,8% de satisfação.

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