20 de maio de 2022 às 19:35
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Deputada Ivana Bastos defende cotas para mulheres no parlamento


Publicado em: 05/04/2022 10:04
Por: Redação Bahia Municipios com Agências Foto: Divulgação


Entrevistada no Isso É Bahia, parlamentar diz também ser importante ter mais mulheres na polícia

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) disse enxergar que falta representatividade feminina na política e na polícia, o que afeta de maneira direta a vida das mulheres na sociedade, apesar de recentes conquistas. A solução para a política, segundo a parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pode vir através de cotas. “Queremos ser iguais. Temos algo como 13% das cadeiras, o que é muito pouco. Sou a favor de reservar cadeiras [nos parlamentos] para mulheres”, disse, em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, na manhã desta terça-feira, 5. “Eu venho de família política e fui pouco incentivada”, relata.

Autora de leis promulgadas como a Lei Complementar 44/2018, que impede que condenados por crimes de feminicídio ou contra mulheres em situação de violência doméstica e familiar sejam admitidos em cargos públicos, Ivana enxerga resultado prático no combate ao feminicídio, embora reconheça os números altos de casos.

Já a lei de sua autoria mais recente, a 14.278/2020, tem tido repercussão também fora da Bahia, segundo a deputada. “Levamos para 24 estados, foi aprovada durante a pandemia, quando a violência contra a mulher foi mais gritante”. Para a parlamentar, o agressor tem pensado duas vezes com a aprovação da lei que obriga condomínios residenciais a denunciarem casos de violência contra a mulher, idosos, crianças e adolescentes.

 

Comentários