quinta-feira, 22 outubro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Deputado baiano protocola moção de repúdio contra a Meta na Assembleia Legislativa

Da Redação

O deputado estadual Osni Cardoso (PT) protocolou, na terça-feira (20), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma moção de protesto e repúdio contra a Meta, empresa responsável por plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp. A iniciativa questiona falhas em serviços de publicidade e inteligência artificial durante as eleições de 2026 e cobra transparência, igualdade de tratamento entre candidaturas e respeito à liberdade de escolha dos eleitores. O acesso com a moção de protesto e repúdio, pode ser visto aqui:PROCESSO – 1970_2026 MOÇÃO – 29767_2026

O documento destaca episódios em que ferramentas da empresa apresentaram problemas que teriam afetado a comunicação eleitoral. Entre eles, está a desativação equivocada, por pouco mais de uma hora, da conta de anúncios da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de falhas nos mecanismos de proteção da inteligência artificial reconhecidas pela própria Meta.

A moção também menciona relatos de restrições ao impulsionamento de publicações relacionadas à campanha de Lula e de recomendações consideradas indevidas de perfis ligados ao candidato Flávio Bolsonaro.

Para Osni Cardoso, os episódios exigem esclarecimentos técnicos, correção das falhas e transparência nos critérios utilizados pelas plataformas durante o período eleitoral.

“Não podemos permitir que falhas nas plataformas digitais comprometam a transparência do processo eleitoral e o direito da população de escolher livremente seus representantes. Estamos falando de ferramentas que têm enorme influência na circulação de informações e, por isso, precisam atuar com responsabilidade, critérios transparentes e igualdade de tratamento entre as candidaturas. Nosso objetivo é cobrar esclarecimentos e providências para que esses episódios não se repitam”, afirmou o parlamentar.

A iniciativa solicita que a Meta apresente esclarecimentos verificáveis sobre os episódios citados e cumpra integralmente as determinações da Justiça Eleitoral.

O documento será encaminhado à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e à representação da empresa no Brasil.

Publicidade

Arquivos