quarta-feira, 21 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Deputado denuncia diminuição de vagas na Univasf

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) denunciou nesta segunda-feira (11/12) a diminuição drástica das vagas em Medicina e a suspensão do semestre de diversos cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O parlamentar encaminhou um ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, pedindo que interceda para que a universidade volte atrás da decisão.

Com a repercussão da notícia, os alunos da universidade, juntamente com vários pais, soltaram uma nota convocando a comunidade estudantil a se manifestar. O protesto acontecerá nesta terça-feira (12), a partir das 8h, em frente ao campus sede da Univasf, no centro de Petrolina.

Dos 29 cursos, 23 ofertarão vagas para ingresso em 2024 e seis não disponibilizarão novas vagas, em virtude de suas especificidades curriculares. Os seis cursos que não ofertarão vagas novas para ingresso em 2024 são: Ciência da Computação (Campus Salgueiro), Enfermagem (Campus Sede), Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (Campus Juazeiro) e Medicina (Campus Paulo Afonso).

“O povo que sofre com essa medida. Por isso enviei um ofício ao ministro solicitando que dialogue com a universidade. Há uma solução: diminuir o semestre para 85 dias letivos e o prazo até 2026 para a regularização. Entendemos que assim oferece alternativas mais equilibradas. Cancelar semestre ou diminuir vagas não ajuda em nada. Só prejudica”, afirmou Jordávio.

Ascom Jordávio Ramos

Arquivos