23 de outubro de 2021 às 12:27
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Distribuição de mudas e convênios garantem mais desenvolvimento rural


Publicado em: 27/03/2018 7:06
Por: Da Redação


O Governo do Estado promoveu a ação ‘Mudas para Mudar Vidas’ nesta segunda-feira (26), na Casa da Cultura, no município de Mutuípe, no sudoeste da Bahia, com o objetivo de implantar e recuperar pomares, ajudar a recomposição de matas ciliares dos rios e da Mata Atlântica e qualificar o processo produtivo dos agricultores familiares.
Nesta primeira etapa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Instituto Biofábrica, estão sendo distribuídas 100 mil mudas de essências florestais e frutíferas a agricultores familiares do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, sendo 50 mil em Mutuípe e 50 mil em Santa Inês. A ação tem o apoio do Colegiado Territorial, do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar do Território Vale do Jiquiriçá e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf).
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, acompanhou a atividade e destacou a importância da ação. “A lição que fica dessa agenda é a união entre agricultores familiares, colegiado territorial, sindicatos, cooperativas, secretários municipais, vereadores, professores, associações, estudantes, técnicos e nós, do Governo do Estado, todos juntos trabalhando em prol de uma agricultura familiar ambientalmente sustentável para todos e todas”.
Serão beneficiados com as entregas mais de 1 mil agricultores familiares dos municípios de Santa Inês, Mutuípe, Cravolândia, Itiruçu, Jaguaquara, Lagedo do Tabocal, Nova Itarana, Ubaíra, Lage, Amargosa e Jiquiriçá. Integrante do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) de Mutuípe, Marisa Santana comentou que “essa é uma ação importante pois fortalece a agricultura familiar no Território, que produz uma diversidade frutífera além da produção de cacau”.
Já o agricultor familiar Regival dos Santos informou que a chegada das mudas irá “melhorar a diversidade produtiva da região e fortalecer o cultivo de frutas, pois a gente lá na roça utiliza elas para produção de polpas”. O evento culminou com o plantio de essências florestais e teve a participação de estudantes do Colégio Estadual Ruy Barbosa.
 
Convênios
Ainda em Mutuípe, houve a celebração de um convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, com a Cooperativa Agroindustrial do Vale do Jiquiriçá (COPAVAJI), no valor de R$ 139 mil, para implantação de uma unidade beneficiamento de frutas, na sede do município de Jiquiriçá. Ocorreu também a assinatura de convênio do projeto MaisAter com a prefeitura municipal de Jiquiriçá, no valor de mais R$ 40 mil.
“A assinatura desses convênios, junto com o recebimento das mudas, vai nos ajudar não apenas na parte da agricultura com os agricultores, mas também na questão ambiental, na recomposição de matas ciliares e nascentes, que estamos enfrentando problemas. Com a chegada das mudas, vamos implantar um projeto para que não tenhamos tanto impacto como tivemos com essa estiagem prolongada”, observou o secretário de agricultura de Jiquiriçá, Juvenal Farias Maia.
O MaisAter é um projeto da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com prefeituras municipais, destinado à estruturação produtiva, com investimentos em equipamentos, além da articulação de outras políticas públicas para a promoção da sustentabilidade das Unidades Produtivas Familiares, por meio do serviço de ATER aos agricultores familiares.

Comentários