quinta-feira, 5 dezembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Duas cidades baianas têm perdas confirmadas de vacinas por conta das chuvas

Em outras duas, doses estão sob suspeita por conta de falta de energia que comprometeu temperatura

Pelo menos duas cidades baianas tiveram perdas de vacinas por conta da situação de chuvas no estado, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Em outras duas, há suspeitas de que as vacinas também se perderam. Os casos foram em Itororó, Ubaíra, Itapitanga e Itapé – nos dois últimos, por conta da oscilação na temperatura para manutenção das doses.

“Salas de vacinação foram alagadas e a rede de frios foi afetada com a oscilação ou falta de energia. Os municípios de Itororó e Ubaíra confirmaram perdas, mas não puderam quantificar e especificar quais vacinas. E no caso de Itapitanga e Itapé, os imunobiológicos estão sob suspeita em virtude da falta de energia por um tempo prolongado, fazendo oscilar a temperatura das vacinas”, explica a diretora da vigilância epidemiológica, Márcia São Pedro.

As cidades de Ubaíra e Jiquiriçá foram as mais afetadas na regional Leste, sofrendo com perda de medicamentos. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vai fazer a reposição ainda essa semana.

No Sudoeste da Bahia, várias outras cidades sinalizaram que precisam reforçar o estoque, mesmo sem necessariamente sofrer perdas. São eles: Belo Campo, Macarani, Iguaí, Itapetinga, Vitória da Conquista e Itambé. Nos próximos dias eles receberão insumos, medicamentos, vacinas e soros.

Arquivos