domingo, 20 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

‘Estamos em situação de alerta’, sobre casos de dengue

De acordo com a secretária de saúde, “80% dos criadouros estão nas casas das pessoas”

A secretária de Saúde, Ana Paula Matos (PDT), afirmou que o município não está em “posição confortável com relação à dengue” diante dos índices encontrados em Salvador. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (28), a vice-prefeita ressalta que Salvador possui uma taxa menor sobre os casos da doenças e atribui o resultado ao trabalho da prefeitura.

“Nós estamos em uma situação de alerta. Não se pode falar em situação confortável. 80% dos criadouros estão nas casas das pessoas. Se hoje, o nosso Lira (índice que mede as infestações) é muito melhor do ano passado, nós temos isso porque a nossa equipe está trabalhando desde setembro do ano passado”, destaca Ana Paula.

Nesta quarta, a gestão municipal lança a campanha ‘Salvador Contra a Dengue’ que prevê ações de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti, e de atendimento aos pacientes diagnosticados com a enfermidade.

“O Brasil tem hoje quase um milhão de casos prováveis. Nossa realidade é de menos de 10% comparativa ao Brasil. Isso pode mudar. Nós temos no Brasil um pico histórico entre março e abril e por isso que a gente lança essa operação hoje”, complementa a secretária.

Foto: Jamile Amine/bahia.ba

Arquivos