Mais de 45 mil estudantes deverão ser eleitos líderes e vice-líderes de classe nas escolas da rede estadual nas eleições, que serão promovidas pela Secretaria da Educação do Estado, na próxima semana, de segunda a quinta-feira (9 a 12). A iniciativa tem o objetivo de envolver os alunos nas atividades realizadas nos colégios, contribuindo para uma gestão democrática e participativa, além de promover o empoderamento juvenil.
Nas escolas, esta semana está sendo de campanha pela disputa dos votos. Na capital e no interior, a comunidade escolar se mobilizou para o quarto pleito realizado com esta finalidade na rede estadual. Os estudantes montam as suas chapas e estão em pleno processo de disputa de votos, apresentando aos colegas suas propostas de melhoria da escola e como podem contribuir com a gestão escolar.
Foto: Divulgação/Edgar Souza
No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador, a mobilização dos estudantes conta com o envolvimento do Grêmio Estudantil e com o acompanhamento da direção da escola. “Ficamos na supervisão, observando a articulação deles e com a parte de documentação, mas o protagonismo é dos estudantes”, afirma o vice-diretor, Fabiano Rocha.
As comissões eleitorais também já foram constituídas, como no caso do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves, no sul do estado. Elas são formadas por representantes de alunos, professores, funcionários e das famílias e têm o papel de acompanhar e legitimar o processo eleitoral em cada sala de aula, como explica a professora e vice-diretora do Monteiro Lobato, Sicleide Cintra.
Foto: Divulgação/Edgar Souza
“A comissão tem um papel muito importante na eleição de líderes de classe, pois iremos viabilizar a realização de todo o processo eleitoral de forma consciente e democrática”, enfatiza Cintra. Os estudantes eleitos serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar. Entre as atividades, devem cuidar do interesse coletivo, identificando as necessidades da turma relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, por meio de diálogo.
Cronograma da eleição
De 4 a 6 – Período de campanha
De 9 a 12 – Período de votação
De 17 a 28 – Lançamento dos dados dos líderes de classe no sistema escolar