a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promovem, no próximo sábado (10), das 8h às 15h, a segunda edição da Feira Março Mulher. Os preparativos para a feira, realizada no Largo de Roma, em frente ao Hospital da Mulher, estão na fase final. “Esse é um presente que as Voluntárias estão dando para as mulheres de Salvador. Muitas delas são carentes, e essa feira vem pra suprir essa carência”, afirma a diretora das VSBA, Linda Cristina Carvalho.
Em parceria com as secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e da Administração (Saeb), a iniciativa disponibilizará uma série de serviços gratuitos de saúde e cidadania em unidades móveis. As interessadas poderão atualizar exames ginecológicos, odontológicos e oftalmológicos, além de emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e carteiras de identidade (RG) e de trabalho. Também serão realizados cadastros no Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia).
“Serão vários atendimentos à saúde da mulher. Mais de 1,2 mil atendimentos em mastologia, cirurgia geral e ginecologia geral, 2,5 mil coletas de preventivo e 400 mamografias”, enumera o coordenador-médico do Hospital da Mulher, Jean Velozo, acrescentando que “as pacientes que tiverem alterações detectadas e que possam ser tratadas na unidade serão encaminhadas automaticamente”.
As mamães que precisarem levar a criançada podem ficar tranquilas: a programação inclui atividades recreativas e artísticas para os pequeninos no Espaço Brinquedoteca. Para ser atendida, é preciso ter mais de 14 anos e apresentar documentos de identificação com foto, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de residência. A meta é ultrapassar o número de atendimentos do ano passado, quando três mil mulheres foram beneficiadas pelos serviços de saúde e cidadania.